sexta-feira, 6 de junho de 2014

Calorias versus Câncer



Comer menos pode ser útil na luta contra o câncer. Um estudo com camundongos que sofreram de câncer de mama triplo negativo mostrou que a restrição de calorias reduziu a formação de metástases. O estudo foi publicado na “Breast Cancer Research and Treatment” (Pesquisa e tratamento do câncer de mama).

Pesquisadores na Universidade Thomas Jefferson na Filadélfia alimentaram os animais de laboratório com 30 por cento menos calorias do que normalmente consumiam. Isto resultou em uma produção reduzida de microRNAs 17 e 20 (miR 17/20). Eram precisamente estes os aumentados no câncer de mama triplo negativo, dizem os autores. A redução de ambos os microRNAs levou a um aumento na produção de proteínas que protegem a matriz extracelular. “Uma matriz forte cria uma espécie de gaiola ao redor do tumor, tornando mais difícil para células cancerosas escaparem e espalharem-se para novos locais no corpo”, diz a autora sênior Nicole Simone.

Normalmente, pacientes com câncer de mama são tratados com uma combinação de drogas esteroidais e hormonais que, no entanto, podem causar um metabolismo alterado que pode levar ao ganho de peso. Estudos mostraram que mulheres que ganharam peso durante a terapia tiveram resultados piores do câncer.

Estudos estão agora sendo conduzidos para mostrar se os resultados podem ser verificados em humanos. Em contraste com um medicamento direcionado especificamente para diminuição do miR 17, a restrição do consumo de calorias pode ser uma alternativa para desengatilhar mudanças epigenéticas em tipos de câncer geneticamente muito diferentes, como o câncer de mama triplo negativo, e também seria livre de efeitos colaterais, explicou Nicole.

FONTE: Univadis


Nota do NEFROADVEN:

Importante fazermos uma pergunta: O que foi retirado da dieta? o açúcar refinado? Interessante seria sabermos isso, não? Pois, se o açúcar refinado fora afastado da dieta das cobaias neste estudo, sugere-se ser ele o causador da piora nas metástases, para não dizer que seriam os precipitantes do seu aparecimento.

Em estudos observacionais, indivíduos que consomem poucas calorias vivem mais e com saúde. A ciência vem comprovando isto dia após dia.

Mário Lobato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário