segunda-feira, 30 de junho de 2014

Baixo nível de vitamina D aumenta risco de morte prematura



Baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de morte prematura. Este é o resultado de uma meta-análise publicada no "American Journal of Public Health". De acordo com o estudo, o risco de morte prematura é duas vezes mais alto em pessoas com baixos níveis de vitamina D.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, resumiram 32 estudos de 14 países que envolveram 566.583 participantes que examinaram o nível de vitamina D e a taxa de mortalidade. Por meio disso, uma diferença significativa com relação à morte prematura veio à tona.
O valor limite no qual o risco era reduzido à metade corresponde a um nível de vitamina D no sangue de 30 nb/ml. De acordo com o autor principal, Cedric Garland, dois terços da população dos EUA tem níveis mais baixos.
A suplementação diária com até 4.000 unidades internacionais de vitamina D é, definitivamente, inofensiva, dizem os autores. Entretanto, recomenda-se verificar o nível de vitamina D anualmente e consultar um médico quanto à ingestão de suplementos nutricionais.
FONTE: Univadis

Nota do NEFROADVEN:
Como em tudo na vida, há que se recomendar prudência na ingesta desse medicamento. O uso indiscriminado e sem a dosagem sérica (sangue) do nível de Vitamina D ativa do organismo pode trazer graves consequências aos ossos, ao coração e aos rins, podendo culminar com lesão renal aguda, inclusive com necessidade de diálise em alguns casos.
Contrariando o conselho de nossa “PresidenTa” que tanto faz para denegrir a imagem dos guerreiros médicos brasileiros, orientamos que procure um médico (brasileiro). Ele é seu amigo e quer lhe ajudar!
Mário Lobato



sexta-feira, 27 de junho de 2014

Andar, no mínimo, 6 mil passos para prevenir doenças articulares



A osteoartrite de joelho é uma das principais causas de limitações de mobilidade na velhice. Entretanto, caminhar bastante pode proteger contra danos, de acordo com médicos americanos. Conforme escreveram no estudo publicado na “Arthritis Care & Research”, andar pelo menos 6 mil passos por dia é necessário para minimizar o risco.
Pesquisadores na Universidade de Boston (Massachusetts) mediram o número de passos dados por 1.788 pessoas com osteoartrite de joelho, ou em risco de desenvolvê-la, durante um período de sete dias. Dois anos mais tarde, as limitações funcionais foram medidas.
Quando os participantes do estudo caminharam menos de 6 mil passos por dia, problemas específicos de mobilidade foram mais prováveis de ocorrer. Por cada mil passos adicionais, a incidência de limitações funcionais diminuiu em 16 a 18 por cento.
“Caminhar é uma atividade de baixo custo e apesar do objetivo popular de caminhar 10 mil passos por dia, nosso estudo concluiu que apenas 6 mil passos são necessários para trazer benefícios”, diz o autor do estudo Daniel White. Ele recomendou que pessoas com osteoartrite de joelho, ou com risco de desenvolvê-la, caminhem pelo menos 3 mil passos por dia e aumentem gradualmente este número até 6 mil para minimizar o risco de limitações funcionais.
FONTE: UNIVADIS



Nota do NEFROADVEN

Nos últimos anos, os pesquisadores vêm identificando, através de estudos, que caminhar traz os mesmos benefícios da corrida. Na verdade, alguns estudos têm demonstrado que as corridas frequentes prejudicam muito mais do que beneficiam e uma das justificativas para isso é o aumento do metabolismo (quando a corrida é praticada de maneira frequente, supostamente levaria ao envelhecimento mais acelerado das células do organismo, além do desgaste precoce das articulações). 
Isso foi o que aconteceu comigo. Corro na rua há quase vinte anos. No início do ano, meu joelho esquerdo sentiu o desgaste frequente das corridas. Apresentei osteonecrose e lesão de menisco. Fiquei de molho por mais de quatro meses e recomecei a andar após muita fisioterapia. Hoje, ainda sinto um pouco de dor. Estou fortalecendo os músculos dos membros inferiores. Contudo, estou melhorando a cada dia, com a graça de Deus, e já não penso em voltar a correr, uma vez que me adaptei muito bem às caminhadas. Comprei um pedômetro e agora não quero outra coisa que não dar uns passos por aí. Ando cerca de dez mil passos cinco a seis vezes por semana e isso trouxe um efeito muito mais benéfico para mim do que as minhas corridas. Mas confesso que sinto saudades daquelas corridinhas de rua. Eram viciantes!

Mário Lobato


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Esperança para quem tem filho Autista




Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA, testaram um medicamento chamado suramina, sintetizado em 1916 e conhecido por tratar a doença do sono africana, e descobriram que uma única dose do remédio reduziu os sintomas do autismo em camundongos adultos. Os resultados foram publicados na revista científica “Translational Psychiatry”.

Segundo os pesquisadores, a semelhança entre o autismo e outras enfermidades que produzem resposta imune é a chave da reversão do distúrbio. Quando há ameaças às células – como vírus, bactérias ou substâncias químicas poluentes, por exemplo -, elas reagem defensivamente, endurecendo suas membranas e diminuindo a comunicação entre si. Isso é conhecido como resposta de perigo celular, reação geralmente temporária.

Um dos principais fatores que contribuem para o autismo é essa mesma falha de comunicação entre as células, que ocorre devido a uma resposta imune que limita a transferência de adenosina trifosfato (ATP) e de compostos derivados.

“As células se comportam como países numa guerra. Quando a ameaça começa, elas endurecem as fronteiras. Mas, sem uma constante comunicação do lado de fora, as células começam a funcionar de maneira diferente. No caso dos neurônios, eles fazem menos ou mais conexões. Uma forma de entender o autismo é que, quando as células param de se comunicar, as crianças param de falar”, explicou o principal autor do estudo, Robert Naviaux, professor de Medicina pela universidade.

A suramina, por sua vez, foi capaz de interromper a resposta de perigo celular e, com isso, reverter os sintomas autistas.

Segundo Naviaux, ainda é cedo para comemorar uma cura para o distúrbio. Testes em humanos ainda estão longe de ocorrer. Primeiro, é preciso ter certeza da segurança da droga para esse tipo de uso.
Por outro lado, ele celebrou o fato de uma única dose ter sido capaz de reverter os sintomas. Isso significa que não seria necessário o uso crônico do remédio.

“Obviamente que corrigir as diferenças de uso em camundongos e humanos é um longo processo, mas pensamos que essa abordagem é uma nova e fresca maneira de pensar sobre o desafio do autismo” defendeu.

Fonte: VERDADE GOSPEL



quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estudo de Coorte Comprova: Consumo de Carne Vermelha Processada Aumenta Risco de Insuficiência Cardíaca e Morte



Em geral, a carne vermelha não é considerada tão saudável. Um estudo sueco, que foi publicado na “Circulation”, acaba de indicar um risco aumentado de insuficiência cardíaca e mortes relacionadas quando se consome carne vermelha processada.
Pesquisadores do Karolinska Institutet em Estocolmo estudaram hábitos alimentares em uma coorte de 37.035 homens (com idades entre 45 e 79 anos) durante um período de doze anos. O estudo fazia distinção entre o consumo de carne vermelha não processada e processada. A última incluía frios fatiados, salsichas, tortas e morcela preta.
Ao longo do estudo, 2.891 homens foram diagnosticados com insuficiência cardíaca e 266 vieram a óbito por esse motivo. O risco de insuficiência cardíaca era 28 por cento mais alto para homens que consumiam a maior quantidade de carne vermelha processada (mais de 75 gramas por dia) comparado a homens que consumiam a menor quantidade (menos de 25 gramas por dia). Pessoas que consumiam a maior quantidade de carne processada também dobraram seu risco de morte por insuficiência cardíaca em relação a pessoas com o menor consumo.
Por cada aumento de 50 gramas por dia, o risco de insuficiência cardíaca aumentava em oito por cento e o risco de morte por insuficiência cardíaca em 38 por cento. Em contraste, o consumo de carne vermelha não processada não teve efeito sobre esse risco.
“Para reduzir seu risco de insuficiência cardíaca e outras doenças cardiovasculares, sugerimos evitar carne vermelha processada na sua alimentação e limitar a quantidade de carne vermelha não processada para uma a duas porções por semana ou menos", diz a autora do estudo Joanna Kaluza da Universidade de Varsóvia. Assumiu-se que os resultados seriam semelhantes para mulheres.
FONTE: Circulation

Nota do NEFROADVEN:

...E a Bíblia tem cada vez mais razão!


E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:29


Mário Lobato


terça-feira, 24 de junho de 2014

Preso injustamente ganha a liberdade



Um homem que cumpriu uma pena de 24 anos de prisão por engano, ao ser condenado injustamente por um assassinato, exige agora uma indenização de R$ 361 milhões (US$ 162 milhões) à cidade de Nova York, informou nesta segunda-feira (16) o jornal The New York Post.
Segundo a fonte, a prova definitiva para libertação do acusado, Jonathan Fleming, veio através de um recibo em seu nome, o qual comprovava que o mesmo esteve em um hotel da Flórida, próximo aos parques da Disney.
O recibo em questão mostra que o acusado esteve no local quatro horas antes do assassinato pelo qual foi condenado.
O homem, residente do condado de Brooklyn e que possui 51 anos de idade, deixou a prisão no mês de abril, depois que a promotoria considerasse a prova apresentada. A condenação de Fleming foi determinada por Charles Hynes, ex-juiz do condado.
Em outra ocasião, também sob as ordens de Hynes, David Ranta, de 23 anos, acabou sendo preso após ter sido condenado injustamente pela morte de um rabino. David Ranta, que chegou a cumprir 23 anos de prisão, ganhou liberdade no mês de março após ter sua inocência comprovada.
Segundo o advogado de Fleming, Taylor Koss, é "importante" que a cidade outorgue este dinheiro para que "Fleming possa restabelecer sua vida de novo". 

FONTE: R7


Nota do NEFROADVEN:

O dinheiro de indenização ao preso injustiçado é mais do que justo, pois 24 anos de sua vida jamais
retornarão. Antes tarde do que nunca em ser solto, mesmo com um passado erroneamente minado.
Quantos neste mundo são condenados injustamente e ganham pena de morte ou prisão perpétua? A Bíblia alerta: Prisões injustas serão cada vez mais frequentes sob justificativas impensáveis!

Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês... João 15:20

Mário Lobato



segunda-feira, 23 de junho de 2014

John Cutler, o Megele Americano!




Estados Unidos da América (EUA). País que se orgulha de ser, há muito, um dos pioneiros na luta pela igualdade, liberdade e justiça dos povos. Acostumado a tomar as dores de outros países injustiçados por seus algozes, os EUA passam a ideia ao mundo de ser um modelo de ética a ser seguido por outras nações. Todavia, os acontecimentos históricos dos últimos anos mostram que esse país foi tão antiético, injusto e amoral quanto os seus rivais. 

Os que conhece história não conseguem entender o motivo do arrasador bombardeio de Dresden durante a segunda guerra mundial que culminou com a morte de mais de quinhentos mil civis alemães. É, no mínimo, antiético tentar justificar a morte de milhares de inocentes japoneses de Hiroshima e Nagasaki com o uso da bomba atômica para "forçar" o Japão a se render e, assim, pôs fim à segunda guerra. Assassinato secreto de cidadãos americanos ditos "traidores da pátria" vai contra a própria constituição americana. Espionagem de países por parte dos EUA já não é novidade, mas incomoda bastante, além de desenhar ao mundo um perfil americano nada agradável. Isso tudo é odiável, mas experimentos com doentes mentais e prisioneiros é demais! Lembra um certo Mengele.

Em setembro de 2010, a Comissão Presidencial para o Estudo de Temas de Bioetica divulgou o relatório Ethically Impossible, sobre experimentos com seres humanos levados a cabo por médicos ligados ao serviço público de saúde dos EUA na Guatemala de 1946 a 1948, para testes relacionados a sífilis e blenorragia. Liderada pelo renomado médico John
C. Cutler, a equipe de médicos americanos, apenas oito meses depois do julgamento e execução dos culpados pelas atrocidades nazistas em Nuremberg após a segunda guerra mundial, foi forçada a encerrar seus trabalhos pelo governo americano que abafou o caso, vindo a público apenas sessenta anos depois. Ao longo destes sessenta anos, Cutler recebeu prêmios, fama e dinheiro, enquanto que Josef Mengele e seus comparsas eram caçados na América do Sul pelos judeus. Por que a comparação? Simples! Ambos, Mengele e Cutler, eram iguais em suas ações. Diferiam, apenas, no país de origem. Um foi odiado e o outro amado. Até que, convenientemente após passar uma geração de culpados, vem a público como o médico americano trabalhava. 

Cutler, especialista em DST,  fazia experimentos em presos e doentes mentais no país da Guatemala. O governo deixava, desde que os pacientes não fossem americanos. 

Bactérias eram inoculadas nos órgãos sexuais de homens e mulheres doentes mentais e no sangue de prisioneiros. Prostitutas eram infectadas intencionalmente antes de terem relações sexuais com os prisioneiros que, achando que estavam sendo agraciados pelo "bondoso" governo americano, adquiriam imediatamente doenças venérias para serem estudados ao longo de dias. Ao todo, cerca de setecentas pessoas foram infectadas propositalmente para estudo com bactérias da sífilis e da gonorréia na busca de uma dose ideal de tratamento com penicilina. O que aconteceu a todas essas pessoas ninguém sabe, mas algumas foram destaques na comissão americana presidencial para o Estudo de Temas de Bioetica que tornou público os experimentos odiosos do "nazista americano" John Cutler. Berta era uma delas: 

"Berta era paciente no Hospital Psiquiátrico. Sua idade e a doença que a levou ao hospital são desconhecidos. Em fevereiro de 1948, Berta foi injectada com sífilis em seu braço esquerdo. Um mês depois, desenvolveu sarna. Várias semanas depois, o dr. Cutler notou que ela também desenvolveu bolas vermelhas no local da injeção, lesões em seus braços e pernas, e que sua pele estava começando a se descolar de seu corpo. Berta não foi tratada da sífilis até três meses depois da infecção. Logo depois, em 23 de agosto, o dr. Cutler registrou que Berta parecia estar perto de morrer, mas não especificou o porquê. Nesse mesmo dia, ele colocou pus de gonorreia colhido de um outro paciente nos olhos de Berta, e também em sua uretra e reto. Além disso, reinfectou-a com sífilis. Alguns dias depois, os olhos de Berta estavam cheios de pus da gonorreia, e ela estava sangrando pela uretra. No dia 27 de agosto, ela morreu".

Todos Sabiam

A Comissão de ética presidencial oficial (que pode ser vista na íntegra AQUI) aponta também uma grave falha institucional - nenhum funcionário em nenhum nível hierárquico impediu a continuidade das atividades na Guatemala. O relatório evidencia que, do chefe do Conselho de Pesquisa da Presidência dos Estados Unidos, Vannevar Bush, a J.F. Mahoney, todos tomaram conhecimento, com maior ou menor detalhe, do que acontecia no país da América Central. Ninguém mandou parar antes de dois anos de atrocidade organizada.

O "NAZISTA AMERICANO"

John C. Cutler viveu até 2003, como um festejado especialista nas hoje "DSTs". Participou, na ordem, dos experimentos de 1943-1944 na penitenciária Terre Haute, no Estado de Indiana, em que falharam os esforços do Laboratório de Pesquisa em Doenças Venéreas para criar
uma metodologia efetiva para a inoculação intencional de sujeitos com DSTs; capitaneou o projeto da Guatemala, de 1946 a 1947; em 1953, participou do experimento na Prisão Sing Sing, em que 62 prisioneiros foram submetidos a inoculação cutânea e subcutânea de contaminados com sífilis; em 1960, se juntou ao Experimento de Tuskegee, já mencionado. Em 1988, escreveu "Venereal Disease Control by Health Departaments in the Past: Lessons for the Present", artigo bastante conhecido publicado no American Journal of Public Health, edição de 23 de maio.

Obama pede desculpas... tarde, "muito" tarde demais

Em 1º de outubro de 2010, o presidente Obama telefonou ao presidente guatemalteco Álvaro Colom, para apresentar desculpas oficiais dos EUA ao povo do país. Seguiu-se ao telefonema de Obama uma declaração conjunta, assinada pela Secretária da Saude, Kathleen Sibelius, e pela Secretária de Estado, Hillary Clinton. O pedido de desculpas, na declaração delas, se dirige especialmente aos sobreviventes e descendentes da pesquisa.

Mário Lobato


FONTES: Scielo e livro "A História do Século XX pelas Descobertas da Medicina", dos autores Stefan C. Ujvari e Tarso Adoni.



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Você Sabia que o corpo humano tem gordura marrom (boa) e gordura branca (ruim)?



QUER MUDAR SEU TIPO DE GORDURA DE UMA QUE ARMAZENA PARA UMA QUE EMAGRECE?
Tremer e exercícios físicos convertem a gordura branca em gordura marrom

Como assim? Existem diferentes tipos de gorduras no corpo humano? Uma que engorda e outra que emagrece?

Pois é, um novo estudo sugere que os tremores e atividades de exercícios moderados são igualmente capazes de estimular a conversão de “gordura branca”, que armazena energia, em “gordura marrom”, que queima energia. 

O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo. Este tecido é o que armazena a gordura do nosso corpo. As células do tecido adiposo, os adipócitos ou células de gordura, possuem a capacidade de armazenar triglicerídeos (que são as moléculas que constituem todos os tipos de óleo de que nos alimentamos, manteiga, óleo vegetal ou animal, frituras, etc) em quantidades correspondentes a 80- 95% de seu volume. 

Existem dois tipos de tecido adiposo: o tecido adiposo branco ou a gordura branca e o tecido adiposo marrom ou gordura marrom. Suas principais diferenças estão entre os adipócitos que os constituem (Figura 1), são eles:



Figura 1: À direita, células de gordura branca e marrom. As mitocôndrias é que dão cor marrom à esta gordura e que geram calor, queimando os estoques de triglicerídeos, ou seja, a gota de gordura muito grande que ocupa a maior parte do citoplasma da célula de gordura branca. À esquerda, um exemplo do tecido adiposo de humano, branco e marrom, respectivamente, à esquerda e direita.

O adipócito branco ou célula de gordura branca, quando totalmente desenvolvido, ou seja, maduro, armazena os triglicerídeos em uma única e grande gota lipídica que ocupa a porção central da célula, deslocando o citoplasma, núcleo e demais organelas para a periferia. Apesar de apresentar volumes variáveis, os adipócitos brancos maduros são células grandes que podem alterar acentuadamente seu tamanho, conforme a quantidade de triglicerídeos acumulados.

Ele possui uma distribuição generalizada pelo organismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, ou seja, abaixo da pele, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal (barriga), ou do mediastino (tórax ou peito) e por diversos grupamentos musculares. A função deste adipócito é fornecer proteção mecânica, amenizando o impacto de choques e permitindo um adequado deslizamento dos músculos, uns sobre os outros, sem comprometer a sua integridade física e funcional. Além disso, por possuir distribuição mais abrangente, incluindo derme e tecido subcutâneo (que formam a pele), é também considerado um excelente isolante térmico. Por isso os gordinhos sentem menos frio que as pessoas mais magras.

Nas últimas décadas, as pesquisas destacam às descobertas da sua capacidade de secretar hormônios e, portanto, ao seu papel endócrino. Tais hormônios são denominados de adipocinas e revolucionaram os conceitos sobre a função biológica do tecido adiposo branco, mostrando que sua função não é apenas de fornecer e armazenar energia, mas também de ser um órgão dinâmico e central da regulação metabólica.

O adipócito marrom ou célula de gordura marrom tem como principal característica ser termogênico, ou seja, regular a produção de calor e, consequentemente a temperatura corporal. Ao contrário do que se pensava nas últimas décadas, de que esse tipo de adipócito estava praticamente ausente em adultos, novos estudos científicos mostraram que a quantidade desse tecido em adultos não é tão pequena. Acreditava-se que estivesse presente somente nos bebês (Figura 2).


 Figura 2: Distribuição da gordura marrom no bebê. Durante o desenvolvimento, essa gordura vai reduzindo de tamanho. Hoje, com as descobertas descritas, é possível recuperar este tecido.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Igreja na copa não! Copa na igreja!



Diversas igrejas evangélicas convidaram seus membros para assistir a abertura da copa dentro dos templos. Em São José dos Campos a Igreja Sara Nossa Terra teve essa iniciativa para atrair os jovens do ministério “Arena Jovem”.

Além dos próprios fiéis da igreja, o evento atraiu jovens de toda a região que foram até o bairro Bosque dos Eucaliptos para acompanhar o jogo entre Brasil e Croácia.

“A ideia foi no propósito de juntar não só o pessoal da igreja, mas trazer também outras pessoas para nosso convívio, falar de Deus e mostrar que aqui também é um lugar divertido e gostoso”, afirmou o bispo Júnior Terra.

A Sara Nossa Terra de São José dos Campos transmitiu a partida em dois projetores e no final do jogo teve apresentação de música gospel e uma pregação feita pelo bispo.

O bispo Júnior disse ao G1 que a igreja está em oração não apenas para a Seleção Brasileira, mas para todo o país. “No ambiente apropriado, vamos orar para que o país não esqueça sua realidade. Tenho certeza que qualquer brasileiro de fé, também fará suas orações para que a Seleção ‘chegue lá’”, afirmou.

FONTE: Gospel Prime


Nota do NEFROADVEN

Foi-se o tempo, para muitos cristãos, da concepção de que o local de um templo é sagrado. “Tira as tuas sandálias, pois o solo em que pisas é sagrado”, Disse Deus a Moisés.

Não há na Bíblia um só verso que autorize os fiéis a fazerem o que quiserem com um templo erigido para adoração do Deus vivo. Local solene e sagrado, assim eram os templos da época de David, Salomão, Jesus e Seus discípulos. Os tempos mudaram para muitos fiéis e, pelo jeito, a fé de muitos também é outra!

Mais uma vez, muitas igrejas estão mundanizando o sagrado! A atitude dessas igrejas é incompatível com o que bem disse John Wesley: “A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão." 

Mário Lobato



terça-feira, 17 de junho de 2014

Camelo transmite corona virus (MERS) aos humanos.



O que era suspeito há algum tempo acaba de ser confirmado pela primeira vez: o vírus MERS (Middle East respiratory syndrome corona virus MERS-CoV [coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio]) pode ser transmitido diretamente de camelos para humanos. Um artigo a este respeito foi publicado no “New England Journal of Medicine”.
Pesquisadores da Universidade King Abdulaziz em Jidá (Arábia Saudita) examinaram o caso de um homem de 44 anos de idade que morreu devido ao vírus em novembro do ano passado. Ele havia tratado seus camelos infectados com MERS pouco tempo antes.
Uma análise mostrou que os genomas dos patógenos encontrados tanto no homem como no camelo eram idênticos. “Por meio do contato próximo entre ambos, seria uma consequência lógica que o vírus fosse transmitido do animal para o homem”, disse o líder do estudo Tarik Madani.
FONTE: New England Journal of Medicine

A Ciência inspirando-se em Deus



Cientistas em Taiwan revelaram como um besouro que tem a habilidade de mergulhar consegue segurar a companheira embaixo d'água durante o acasalamento.

O estudo da Universidade Nacional Chung Hsing revelou como as cerdas nas pernas do besouro macho se prendem às fêmeas com minúsculas ventosas.
Além de esclarecer como funciona a evolução em uma escala tão pequena, a descoberta também pode ajudar engenheiros na criação de dispositivos submarinos, principalmente os que envolvem manter objetivos embaixo d'água.
A equipe, liderada por Kai-Jung Chi, mediu diretamente a força de aderência dos "dispositivos de fixação" das cerdas nas pernas de duas espécies de besouros que têm a habilidade de mergulhar.
E, segundo Chi, a habilidade de fixação embaixo d'água é de importância vital para a sobrevivência do besouro.
"Assim que o acasalamento acaba, o macho precisa se separar da fêmea para conseguir oxigênio na superfície da água, senão ele morre. Em outras palavras: o besouro macho precisa se fixar e se soltar da fêmea o mais rápido possível", disse a cientista.
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista especializadaInterface.

Microscópico

Cerdas nas pernas do besouro permitem que o macho se prenda à fêmea embaixo d'água

Imagens microscópicas revelaram que um besouro mais primitivo, uma das duas espécies de besouro estudadas por Kai-Jung Chi e sua equipe, tem um dispositivo parecido com uma espátula.
O outro besouro examinado pelos cientistas tem um dispositivo que envolve ventosas circulares na ponta de cada uma das cerdas das pernas, que se parecem com desentupidores microscópicos.
Esses minúsculos desentupidores criam uma fixação mais forte, mas as cerdas mais primitivas também apresentaram algumas características especiais para garantir a aderência.
As cerdas mais primitivas têm canais minúsculos entre os pêlos, e este canais parecem "vazar" um líquido que funciona como uma cola.
O fato de estas cerdas apresentarem um poder de aderência menor e, por isso, se moverem pelo corpo da fêmea, significa que o besouro macho pode "resistir aos movimentos de natação da fêmea", que ela pode usar para tentar se livrar de algum macho indesejado.
Todas essas descobertas poderão, no futuro, ajudar a criar coisas como um velcro que possa ser usado embaixo d'água.


FONTE: BBC


Nota NEFROADVEN:

A ciência continua se inspirando nas criaturas criadas por Deus para as mais incríveis invenções do planeta. Estamos confirmando, dia após dia, a frase fixa deste blog: "Deus e Ciência: Impossível separá-los"

Mário Lobato


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conheça a Diálise


Clique no Vídeo para Assistir



FONTE: SBN

"Sou um monstro"



Um tribunal belga deve decidir na segunda-feira se aceita o pedido de eutanásia de um homem que está há 30 anos preso em uma instituição psiquiátrica por vários estupros e o assassinato de uma jovem de 19 anos.

"Sou um monstro", afirmou Frank Van Den Bleeken ao juiz que recebeu sua terceira petição de morte assistida, em outubro de 2013.
Aos 50 anos, o homem, cujos crimes foram atribuídos a um problema psiquiátrico, afirma que não tem cura e que, se algum dia for libertado, voltará a estuprar "com certeza e com rapidez".
Seu advogado, Jos Van Der Velpen, pediu que ele fosse transferido para um centro especializado na Holanda, onde poderia receber tratamento adequado, indisponível no centro belga de detenção psiquiátrica de Merksplas, onde se encontra atualmente.
Ante a negativa da Justiça, a única solução restante, na opinião do criminoso, é a eutanásia.
"Ele não quer sair da prisão. Mas não pode continuar sofrendo de uma maneira constante até o fim de sua vida", argumentou o advogado.

Polêmica
A eutanásia é autorizada na Bélgica desde 2002, para os adultos, e desde fevereiro passado, para as crianças.
Cada pedido é analisado por um painel de especialistas que deve comprovar que o solicitante padece de alguma doença incurável ou de um sofrimento físico ou psicológico constante e insuportável.
Até hoje foram registrados 52 casos de morte assistida em virtude de sofrimento psicológico.
Dois deles, aprovados em um intervalo de nove meses, causaram polêmica no ano passado: um transexual que decidiu tirar a própria vida após uma série de operações para mudança de sexo fracassadas e dois irmãos gêmeos surdos que descobriram que iriam ficar cegos em consequência de uma doença genética e, portanto, temiam não poder viver de maneira independente.

Pena de morte
No caso de Van Den Bleeken, como se trata de um preso, a decisão caberá à Justiça belga, com base na opinião de médicos e psiquiatras independentes.
Micheline Roelandt, um dos psiquiatras consultados, deu um parecer favorável, ao contrário de Wim Distelmans, quem acredita que o sofrimento do estuprador não está relacionado a problemas psicológicos, mas sim a suas condições de detenção.
O sistema carcerário belga foi denunciado repetidas vezes pelo Conselho Europeu de direitos humanos pela falta de instalações psiquiátricas adequadas e pela superpopulação.
Distelmans defende que a situação de Van Den Bleeken poderia melhorar se ele fosse transferido para um centro holandês especializado, como havia pedido seu advogado.
Para Fernand Keuleneer, antigo membro da comissão de controle da eutanásia, tanto a morte assistida como a transferência do prisioneiro criariam precedentes perigosos no país.
"(A primeira opção) seria a pena de morte voluntária. E depois começaríamos a ver presos pedindo para ser extraditados para países quentes", disse durante o processo.
Se a eutanásia for aprovada para Van Den Bleeken, ele será o segundo preso morto dessa maneira na Bélgica.
O primeiro caso foi registrado em setembro passado, mas o homem, cuja identidade é mantida em segredo, estava gravemente doente.
Desde então, ao menos outros cinco detidos já entraram com um pedido similar, segundo informações do Senado belga.


FONTE: BBC


sexta-feira, 13 de junho de 2014

"Quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição"



Na semana passada, ocorreu no Vaticano um encontro que teve grande repercussão no âmbito teológico. Embora pouco noticiado pela grande mídia, Francisco buscou mais uma vez aproximar-se de líderes evangélicos americanos.

Uma comitiva de 15 líderes políticos e religiosos foi chamada pelo pontífice, com destaque para o senador Mike Lee do Estado de Utah, que também é líder da Igreja dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) e Joel Osteen, pastor da Lakewood Church, maior igreja evangélica dos EUA.

Segundo o material divulgado, Francisco convidou-os para discutir a questão: “Podemos encontrar um terreno comum, a fim de avançar na vida e ministério de Jesus, para que mais pessoas possam experimentar a alegria da fé cristã?”.

O encontro ecumênico foi celebrado por Osteen, que é autor de vários livros e comanda um programa de TV que alcança milhões de expectadores no mundo todo.  Ao comentar sobre o evento o pastor comemorou em rede nacional de televisão: “Eu aprecio o fato de este papa ter deixado a Igreja mais inclusiva. Não tentando fazê-la menor, mas sim tentando ampliá-la e receber a todos. Isso tem todo o meu apoio… Eles respeitam as pessoas, todas as pessoas, e querem ver a unidade”.

No início do ano, o papa Francisco gravou um vídeo para uma comunidade pentecostal dos Estados Unidos falando da união dos cristãos dizendo que Deus irá fazer um milagre para unir católicos e protestantes. “Nunca vi Deus iniciar um milagre que não concluísse bem e Ele vai concluir este milagre da unidade”, disse ele no vídeo.

O encontro de Osteen e um líder mórmon e as subsequentes conversas sobre “unidade” geraram diferentes reações entre líderes e teólogos evangélicos. Enquanto muitos acreditam que esse tipo de encontro e aproximação deveriam ser celebrados, vários deles protestaram.

O pastor Mark Herridge de uma igreja pentecostal do Texas, mesmo Estado de Osteen, foi incisivo: “Qualquer ministério protestante que ligar-se ao papa e ao catolicismo estará traindo o sacrifício de milhões de cristãos fieis que morreram por defender sua fé”.

Segundo o site Christian News são sinais de que algo “grande e perigoso” pode estar acontecendo no mundo religioso, pois os mórmons historicamente nunca foram reconhecidos como cristãos pelo Vaticano. Lembrou ainda de esforços recentes do papa em se aproximar dos ortodoxos e tentar apagar diferenças que duram séculos.

O senador Lee disse apenas que os mórmons já tem buscado a aproximação com outros grupos cristãos nos Estados Unidos e que ele e o papa falaram sobre como “somente a fé em Jesus poderá manter as famílias unidas”. Com informações Christian News.

FONTE: Gospel Prime


Nota NEFROADVEN:

Os últimos papas, desde João Paulo II, vêm, num esforço contínuo, tentando aproximar as igrejas protestantes da católica, além de tentarem a aproximação do catolicismo com as outras religiões. 

Numa visão superficial da coisa, nada de anormal, muito pelo contrário. União rima com paz.(Pois
que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3), então entenderemos que esta busca pela paz não é legítima e tem um grande interesse e mistério revelado pela Bíblia nas profecias de Daniel e Apocalipse. Com incrível precisão, as profecias bíblicas estão se revelando dia após dia.Todavia, se nos aprofundarmos um pouco mais no que isso representa para os tempos futuros e lembrarmos das palavras de Paulo


Faça um estudo bíblico sobre as profecias de Daniel e Apocalipse e descubra a predição exata do futuro do planeta e das pessoas. Recomendo Este Estudo.

Mário Lobato