sábado, 24 de maio de 2014

Fibras reduzem o colesterol naturalmente


Pessoas com síndrome metabólica que enriquecerem suas dietas com uma fibra específica podem, futuramente, não mais precisar de medicação. De acordo com um estudo nos EUA publicado na "Molecular Nutrition & Food Research", a fibra não digerível é capaz de reduzir o nível de colesterol e tem um efeito positivo na constituição física.
Para este estudo, os pesquisadores da Universidade do Estado de Dakota do Sul (South Dakota State University) usaram uma fibra de trigo quimicamente modificada, um amido resistente não digerível. Oitenta e seis adultos em duas colônias Hutterite com e sem síndrome metabólica participaram do estudo duplo cego e ingeriram farinha de trigo enriquecida com a fibra específica.
Todas as frações de colesterol foram reduzidas nos participantes com síndrome metabólica. Os tipos de colesterol não-HDL foram reduzidos significativamente, mas o bom colesterol HDL também foi reduzido. Entretanto, os pesquisadores não consideraram isto um problema, pois estudos recentes indicaram que a redução do colesterol ruim era mais benéfica do que o aumento do colesterol bom.
Além disso, a fibra reduziu a gordura corporal e aumentou a massa magra corpórea. Este foi o caso em todos os participantes, com ou sem síndrome metabólica.
Em uma etapa futura, os pesquisadores querem estudar as alterações da expressão genética subjacente associadas aos efeitos físicos, assim também como alterações potenciais na constituição microbiana intestinal causada pela fibra prebiótica.

 FONTE: UNIVADIS


Nota do NEFROADVEN: 

Mais uma vez, a ciência prova que a alimentação natural corrige os problemas criados por uma dieta artificial. Os alimentos (naturais) que Deus deixou servem para a manutenção da nossa saúde. Milhões de dólares deixariam de ser gastos com um dos medicamentos mais prescritos do mundo (as estatinas) se, simplesmente, corrigíssemos vícios de nossas dietas, como a substituição de alimentos animais por vegetais. Milhares de pessoas teriam mais saúde se nos empenhássemos em divulgar o que faz bem e derrubar o que faz mal à saúde. Esse é o dever de todo cidadão, especialmente aqueles envolvidos com a saúde e com o poder político. Não diminuo a responsabilidade das igrejas pois, para nós cristãos, o cropo é o templo do Espírito Santo. (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19).

Mário Lobato


Nenhum comentário:

Postar um comentário