Somos feitos, predominantemente, de água. Uns mais, outros menos, a depender da idade e do gênero. Podemos suportar até cerca de quarenta e cinco dias sem comida. Contudo, não sobreviveríamos mais do que sete dias sem água. Todo o nosso organismo necessita desse líquido vital para funcionar bem. Desde as menores células até os grandes órgãos. A água é tão importante para nós que o próprio corpo produz uma certa quantidade dela, mesmo que não a bebamos. Sistema cardiovascular, neurológico, urinário, digestivo até a pele. Sem uma hidratação adequada, nada funciona direito.
Nossa rotina moderna de trabalho é traiçoeira. Lembramo-nos de tudo e nos esquecemos de beber água. O ar condicionado contribui muito para isso. Tirando a umidade do ar, ele exige que a repusemos, resultando numa desidratação lenta e imperceptível a depender do tempo em que passamos no ambiente refrigerado. E usamos o ar condicionado para quase tudo: Na hora de dormir, no transporte até o trabalho ou escola, no nosso trabalho, em reuniões, na igreja, em repartições públicas etc. Muitos costumam manifestar dor de cabeça ao final da tarde, sendo quase sempre atribuída ao estresse quando, na verdade, é pura desidratação muitas vezes. Fezes secas, pele enrugada, enxaqueca, gastrite, problemas circulatórios. Muitos desses problemas de saúde poderiam ser amenizados ou, até, sanados se nos hidratássemos corretamente.
Há quem viva subnutrido e este termo é bem difundido. Todavia, há muitos seres viventes sub-hidratados que apresentam sinais e sintomas frustros que são, na realidade, reações orgânicas da desidratação subclínica.
Pensar na água como remédio, já ajudaria bastante para se evitar a sub-hidratação, pois traz à mente a concepção de que devemos bebê-la de horário. Entretanto, se a entendermos como sendo VIDA, então estaremos dando a oportunidade para o nosso organismo viver mais e melhor.
Há uma regrinha bem fácil e prática para evitar a desidratação ou a sub-hidratação. Ela NÃO vale para aquelas pessoas são muito idosas e para as que têm problemas de coração, rins ou fígado.
CÁLCULO: 35ml X Peso(Kg) = Quantidade de líquido que deve ingerir + 500ml
Obs: Líquido=água livre no copo + água dos alimentos e das frutas, principalmente as cítricas, sendo 2/3 de água livre e 1/3 de frutas e alimentos.
Exemplo:
Pessoa com 70 Kg. 35ml X 70Kg = 2,45L + 0,5L = 2,9L. Esta pessoa deve ingerir 2,9 litros de líquidos por dia, sendo 1,9 litros de água livre (dois terços de 2,9L) e 1 litro (um terço dos 2,9L) de frutas + alimentos.
Água e Rins
Há muitos benefícios da água para os rins. Veja alguns:
• Melhora
Pressão Arterial
• Previne e
auxilia no Ttº de Cálculos Renais
• Previne e
Diminui o aparecimento de inchaços
• Ajuda a
controlar os sais minerais do organismo
• Previne e
Diminui a incidência de Infecções Urinárias
• Ajuda a
controlar a piora da função renal
• Alivia o
funcionamento do coração
• Ajuda a
controlar doenças sistêmicas como o Diabetes mellitus, Gota, e HAS.
Veja outros benefícios da água:
CURIOSIDADE:
O CORPO PRECISA DE ÁGUA, MAS O ESPÍRITO MUITO MAIS!
Mário Lobato.
NEFROADVEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário