sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ciclismo demais aumenta o risco de câncer de próstata



O ciclismo é um esporte popular, mas não está claro se, além dos benefícios à saúde, ele também pode causar transtornos urogenitais. De acordo com um estudo britânico publicado no "Journal of Men's Health", ciclismo em excesso pode realmente aumentar o risco de câncer de próstata em homens de mais idade.

Para o estudo britânico Cycling for Health, pesquisadores da University College London examinaram quase 5.300 homens com uma média de idade de 48 anos, cujo tempo de ciclismo variava de menos de 3,75 horas até mais de 8,5 horas por semana.

Eles encontraram uma associação direta e estatisticamente significante entre o risco de câncer de próstata e o tempo de ciclismo em homens com mais de 50 anos. A associação permaneceu após o ajuste para possíveis fatores influentes.

Entretanto, o risco de disfunção erétil ou infertilidade não foi aumentado pelo ciclismo. Para os homens cujo tempo de ciclismo não excedeu 3,75 a 5,75 horas por semana, o risco de infertilidade até mesmo diminuiu.


De acordo com os autores, estudos randomizados são necessários para determinar a direção e a quantidade de associação. Todavia, eles sugerem que médicos discutam os riscos e benefícios desta atividade com seus pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário