quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tumores crescem à Noite



O corpo inibe o crescimento tumoral durante o dia.

Os tumores podem crescer mais rapidamente durante a noite, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores israelenses e publicado na “Nature Communications”. Durante o dia, o crescimento é inibido naturalmente por um hormônio específico, sugerindo o ajuste da terapia para a administração do medicamento durante alguns horários e, assim, obter melhor eficiência.

No seu estudo, os pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot examinaram dois receptores na superfície celular. O primeiro, o receptor do fator de crescimento epidérmico (epidermal growth factor receptor, EGFR) promove o crescimento e a migração das células. O segundo liga-se a um hormônio esteroide chamado glicocorticoide (GC). Os glicocorticoides têm a função de manter os níveis de energia do corpo durante o dia. Durante a noite, os níveis diminuem. A equipe, portanto, procurou determinar se isso tinha um impacto sobre o EGFR e, em estudos com camundongos, eles constataram que a atividade do EGFR, de fato, aumenta à noite e diminui durante o dia.

Os pesquisadores também constataram que isso afeta o crescimento de cânceres que usam os receptores de EGF para crescer e se difundir. Eles administraram um certo medicamento para câncer a camundongos, projetado para inibir o EGFR, de acordo com os tipos de câncer em diferentes momentos do dia. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os tamanhos dos tumores nos diferentes grupos de camundongos, dependendo de terem recebido o medicamento durante as horas de sono ou de vigília. Os achados experimentais sugerem que há, de fato, aumento e queda dos níveis de esteroides GC que inibem ou proporcionam o crescimento do câncer.

“Parece ser uma questão de temporização”, disse o autor do estudo, Yosef Yarden. “O que propomos não é um novo tratamento, mas um novo cronograma de tratamento para alguns dos fármacos atuais.”

FONTE: UNIVADIS/MD




Nenhum comentário:

Postar um comentário