quarta-feira, 1 de abril de 2015

Comprimidos de acetato de zinco podem ajudar a combater o resfriado comum



De acordo com a metanálise publicada na revista “BMC Family Practice”, os comprimidos de acetato de zinco em forma de losango são um meio eficaz de aliviar e diminuir os sintomas do resfriado comum, como coriza, tosse e dor de garganta.
Para essa metanálise, os pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram dados de três estudos clínicos randomizados já realizados, que mostravam que comprimidos de acetato de zinco em altas doses reduzem a duração dos resfriados em 42 por cento. Então, eles se concentraram em sintomas específicos do resfriado comum.
Descobriram que os losangos reduziam a duração do corrimento nasal em 34 por cento, da congestão nasal em 37 por cento, da irritação na garganta em 33 por cento, e da tosse em 46 por cento. A duração da dor muscular foi reduzida em 54 por cento. Não houve evidência do efeito do zinco na duração da dor de cabeça e da febre. No entanto, os últimos dois sintomas não eram frequentes nos três estudos e, portanto, não pode ser obtida nenhuma conclusão definitiva.
Efeitos adversos do zinco foram pequenos nos três estudos. Assim, os autores concluíram que “comprimidos de acetato de zinco que liberam íons de zinco a uma dose de cerca de 80 mg/dia pode ser um tratamento útil para o resfriado comum, iniciado em 24 horas, por um período de menos de duas semanas”.


FONTE: Univadis


Nenhum comentário:

Postar um comentário