segunda-feira, 27 de abril de 2015

A menina que ora pelos sequestradores e sequestradas



Sequestro de meninas na Nigéria esconde perseguição a cristãos.

A Publicidade em torno do grupo terrorista Boko Haram obscurece uma perseguição generalizada aos cristãos na região norte da Nigéria. Segundo matéria publicada no Portas Abertas, logo após o sequestro das 250 meninas, o grupo voltou a Borno e sequestrou mais 170 pessoas, entre mulheres e crianças. Este ataque aconteceu há apenas 24 quilômetros de onde as primeiras garotas foram sequestradas. Desde então, as invasões dos terroristas em vilas nigerianas vêm aumentando, matando homens, sequestrando e violentando mulheres, em sua maioria cristãs.

Em um relatório mensal sobre a perseguição muçulmana aos cristãos, Raymond Ibrahim narra casos de perseguição em vários países desde julho de 2011. O autor revelou que mais de 1.000 igrejas foram incendiadas em um período de quatro anos pelo Boko Haram e que o grupo destruiu mais 200 igrejas entre agosto e outubro de 2014. Para agravar a situação da Nigéria, os terroristas juraram fidelidade ao grupo radical Estado Islâmico. Diante desses fatos, Ibrahim chamou o país de um dos piores lugares do mundo para os cristãos viverem.

Colaboradores do Portas Abertas na Nigéria relatam que muitas dessas meninas têm passado por situações terríveis desde que foram levadas pelos radicais. Muitas têm sido repetidamente violentadas, sofreram várias formas de tortura, foram vendidas como escravas e outras conseguiram fugir.

Testemunho de uma fugitiva

Uma dessas meninas é Mercy Paul de 18 anos. Hoje morando no estado norte-americano do Oregon, ela conta como os terroristas atacaram a escola, obrigaram as meninas a entrarem nos caminhões e as conduziram para a floresta. “Eu pulei”, disse Mercy, “sem saber se eu seria capaz de andar depois ou mesmo se eu iria morrer”.

A menina confessa que ama e sente falta de suas amigas e irmãs, que ainda estão sendo mantidas em cativeiro, mesmo assim ela pede misericórdia para os homens que as têm maltratado. “Na Bíblia, Deus diz que pode conversar com as pessoas, mesmo em seus sonhos. Eu oro para que esses homens encontrem a Deus, sejam perdoados e parem de fazer o que estão fazendo”.

Fonte: NBC NEWS e VG




sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em média, alcoólatras morrem sete anos mais cedo

Pacientes dependentes de álcool em hospitais públicos vivem significativamente menos que pacientes sem dependência do álcool. De acordo com um estudo germano-britânico publicado na revista “European Psychiatry”, eles morrem 7,6 anos mais cedo em média. Além disso, sofrem de diversas doenças concomitantes.

Médicos do Hospital Universitário de Bona (Alemanha) analisaram dados de 23.371 pacientes com dependência alcoólica tratados em hospitais públicos de Manchester (Reino Unido) e 233.710 pacientes sem dependência alcoólica. Os dados foram coletados em um período de 12,5 anos.

“Durante o período de observação, cerca de um em cada cinco pacientes com alcoolismo do hospital morreu em um dos hospitais, enquanto apenas um em doze pacientes do grupo controle morreu”, disse o autor do estudo Reinhard Henn do Royal Derby Hospital. Isso se deve principalmente às várias doenças concomitantes que acometem os alcoólicos.

No total, os médicos descobriram 27 doenças que ocorrem com maior frequência em pessoas viciadas em álcool. Entre outras, essas doenças afetam o fígado, o pâncreas, as vias aéreas, o trato gastrointestinal e o sistema nervoso. Por outro lado, no entanto, ataques cardíacos, doenças cardiovasculares e catarata ocorreram com menor frequência do que no grupo controle. Mas é possível que nem todas as doenças dos dependentes do álcool tenham sido registradas, disseram os pesquisadores. Esses tipos de pacientes quase sempre são admitidos no hospital como casos de emergência, nos quais sintomas agudos são priorizados. Além do mais, demonstraram menos sensibilidade à dor e problemas de percepção, dificultando a triagem.

Em todo caso, a conclusão é que o vício, como causa das doenças e de aumento da mortalidade, deve ser tratado no estágio mais inicial possível. Seria então possível o aumento de expectativa de vida, afirmaram os autores.


FONTE: MSD


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Câncer de Próstata diagnosticado por Cachorros

Diagnóstico de câncer feito por cachorros é 98% confiável, diz pesquisa.

O olfato dos cães consegue detectar sinais de câncer de próstata na urina humana.

Uma pesquisa descobriu que o olfato dos cachorros consegue detectar, com 98% de acerto, casos de câncer de próstata em homens adultos. O estudo feito por cientistas italianos confirma testes realizados por uma instituição inglesa no ano passado.

Na pesquisa da Inglaterra, os cientistas registraram uma taxa de precisão de 93% no diagnostico de câncer de próstata e bexiga feito pelo olfato de cachorros.

A pesquisa mais recente, feita por um centro de pesquisas de Milão, usou dois pastores alemães que cheiraram a urina de 900 homens, 360 deles com câncer de próstata e 540 deles saudáveis.

Os cientistas descobriram que um dos cachorros acertou 98,7% dos casos, enquanto outro acertou 97,6%. Os resultados foram publicados na revista cientifica Journal of Urology.

Os pesquisadores afirmam que os cachorros são capazes de diagnosticar o câncer de próstata a partir de compostos voláteis orgânicos presentes na urina dos pacientes.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, com quase 15% de todos os casos do mundo todo.

Ainda não existe um teste único e definitivo para o câncer de próstata. Atualmente, o método de diagnostico mais comum é o exame de toque, aliados com biópsias e exames de sangue.

Fonte: Info via VG


quarta-feira, 22 de abril de 2015

O consumo de ovos pode reduzir o risco do diabetes tipo 2


Resultado de imagem para OVOS

Fatores do estilo de vida, como nutrição e exercícios, desempenham uma função crucial no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Isso também inclui alimentos individuais. Até o momento, resultados de estudos sobre o consumo de ovos foram inconclusivos, mas agora um estudo finlandês publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition" atribui ao ovo uma função protetora.
Cientistas da University of Eastern Finland (Kuopio) analisaram os hábitos alimentares de 2.332 homens entre 42 e 60 anos de idade. Os dados foram coletados entre 1984 e 1989, e os sujeitos de pesquisa foram acompanhados por 19,3 anos. Durante este período, 432 sujeitos desenvolveram diabetes tipo 2.

De acordo com os resultados, uma ingestão aumentada de ovos foi correlacionada a um menor risco de diabetes. Homens que consumiam cerca de quatro ovos por semana apresentaram um risco 37 por cento menor de contrair a doença comparado a homens que comiam somente um ovo por semana. Mas comer mais de quatro ovos por semana não foi associado a nenhum outro benefício. Além disso, o ajuste para outros fatores de influência não alterou esta associação.

Os pesquisadores presumem que o consumo de ovos na Finlândia - comparativamente a outros países - não tem grande associação com hábitos de estilo de vida não saudável, como tabagismo, pouco exercício e ingestão de carne processada. Além do colesterol, os nutrientes benéficos encontrados nos ovos tiveram, portanto, um efeito maior. Por exemplo, os ovos podem afetar o metabolismo da glicose e a inflamação de baixo grau...



terça-feira, 21 de abril de 2015

Pesticidas nas frutas e vegetais podem ser nocivos ao sêmen


Frutas e vegetais com alto teor de pesticida podem influenciar a qualidade do sêmen. Este é o resultado de um estudo realizado por cientistas americanos e publicado na revista “Human Reproduction”. Não apenas leva a uma contagem menor de esperma, mas também reduz a quantidade de esperma que normalmente se forma.

Pesquisadores da Universidade de Harvard em Boston (Massachusetts) analisaram 338 amostras de esperma de 155 homens que frequentaram um centro de fertilidade entre 2007 e 2012. Também foi avaliado o consumo de frutas e vegetais, e o conteúdo de pesticida nesses alimentos foi classificado com base em dados nacionais. O modo como o alimento foi preparado (lavado, descascado, etc.) também foi levado em conta.

O estudo mostrou que homens que comiam frutas e vegetais com grande quantidade de resíduos de pesticida tinham esperma de menor qualidade. Sujeitos de pesquisa com o consumo mais alto (pelo menos 1,5 porções por dia) tinham uma contagem de esperma 49 por cento mais baixa em relação aos participantes com menor consumo (menos de meia porção por dia). Além disso, somente 5,1 por cento desse esperma estava formado normalmente (menor ingestão de frutas e vegetais: 7,5 por cento).

Porém, de acordo com os pesquisadores, a quantidade total de frutas e vegetais consumidos não causou impacto na qualidade do sêmen. Mas isso não quer dizer que a ingestão de frutas e vegetais deva ser reduzida, destacou o autor do estudo, Jorge Chavarro. Em vez disso, recomenda-se a pesquisa de estratégias que procurem reduzir a quantidade de pesticida.

Os pesquisadores também enfatizaram que os resultados têm uma série de limitações. Visto que o estudo somente incluiu homens que frequentavam um centro de fertilidade, os problemas com o sêmen foram super-representados. Além do mais, o consumo de frutas e vegetais foi pesquisado somente uma vez. Mudanças nos hábitos alimentares não foram levadas em consideração.

FONTE: MSD




segunda-feira, 20 de abril de 2015

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vacina Contra a Malária foi Produzida!


Resultado de imagem para mALÁRIA

Recentemente, os cientistas usaram a natureza para desenvolverem uma vacina contra a malária. De acordo com um estudo publicado na revista "Infection and Immunity", eles usaram algas para produzirem a proteína necessária para a vacina.

A vacina, desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, pretende evitar a transmissão do parasita da malária de um hospedeiro infectado para um mosquito, contribuindo assim para a eliminação da malária. Para isso, a equipe usou a proteína Pfs25, que se encontra na superfície das células reprodutoras do parasita. Mas elas só estão presentes no intestino do mosquito nos dias em que se alimentou de sangue de um humano infectado. Os anticorpos contra a proteína podem inibir o desenvolvimento do parasita e bloquear sua transmissão.

Uma vez que a produção de Pfs25 corretamente dobrado, e que induz à formação de anticorpos, é difícil em laboratório, os cientistas optaram pela ajuda da natureza. Eles introduziram o DNA do gene Pfs25 no núcleo celular de algas, que também são usadas para produzir biocombustíveis sustentáveis. Em seguida, as algas produziram tanto Pfs25 que os médicos puderam testar as enzimas em combinação com adjuvantes em camundongos.

Eles deixaram os mosquitos beber sangue com parasitas de animais vacinados e animais controle que não receberam vacinação. Oito dias depois, examinaram os mosquitos quanto à presença do parasita. Apenas um entre os 24 mosquitos (4,2%) que haviam consumido o sangue de camundongos vacinados apresentou resultado positivo para o parasita. Por outro lado, ele foi encontrado em 28 de 40 mosquitos (70%) que haviam consumido o sangue dos animais controle.

"Com o baixo custo da produção com algas, esse pode ser o único sistema que pode produzir uma vacina econômica contra a malária", afirmou o coautor Stephen P. Mayfield. Está prevista a realização de mais testes.


FONTE:UNIVADIS


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Médicos e Enfermeiras lavam pouco as mãos!



Pesquisadores constatam grande falta de higiene das mãos.

Após um estudo observacional em um grande hospital, pesquisadores suecos indicaram a falta significativa de higiene das mãos e de uso de técnicas de assepsia. De acordo com os resultados publicados na revista "Antimicrobial Resistance and Infection", médicos e cuidadores perderam uma impressionante maioria de oportunidades.

Cientistas da Universidade de Gotemburgo realizaram o estudo em um grande hospital na Suécia. Foram observados procedimentos propensos a riscos, como entubações, anestesia local e a inserção de cateter na corrente sanguínea e no trato urinário. Cirurgia de emergência não foi incluída no estudo.

No total, 94 intervenções foram observadas entre 2012 e 2013. Em 6.000 minutos, a pesquisa encontrou 2.393 oportunidades para desinfecção das mãos ou técnicas de assepsia.

Mas o resultado decepcionante foi que os médicos e cuidadores perderam 90 por cento dessas oportunidades. De maneira predominante, encontraram um déficit no uso de técnicas de assepsia, e também o uso inadequado de luvas, que eram usadas com frequência no lugar de desinfecção manual e raramente trocadas por outras luvas.

Os pesquisadores presumem que é dado pouco ênfase às técnicas de higiene nas escolas de medicina. "Não temos certeza se todos os médicos e enfermeiros conhecem bem os benefícios de lavar as mãos. Mas simplesmente ter o conhecimento não é suficiente em um ambiente exigente como o de uma sala cirúrgica, na qual equipes interdisciplinares raramente, se não nunca, tiveram a chance de colocar em prática novos métodos de trabalho, seja no treinamento ou em situações clínicas", disse a autora do estudo, Anette Erichsen Andersson.

FONTE: MSD



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quênia: grupo terrorista invade universidade para matar cristãos



O governo queniano confirmou o fim do ataque do grupo terrorista al-Shabaab à Universidade de Garissa, no Nordeste do Quênia. O atentado, que se estendeu por cerca de 15 horas, deixou 147 mortos, e pelo menos 79 feridos.

O grupo islâmico somali afirmou que a ação é uma vingança contra a intervenção de tropas quenianas na Somália, e anunciou que mantém cristãos como reféns. Um terrorista suspeito foi preso e 82 somalis que teriam conexão com o grupo foram detidos, segundo as autoridades. Outros quatro foram mortos. 587 estudantes foram resgatados da universidade.

Estudantes que conseguiram escapar contaram que os terroristas entraram no alojamento e iam de quarto em quarto perguntando quem era cristão e quem era muçulmano.

“Se você era cristão, atiravam em você. A cada tiro pensei que fosse morrer”, contou Collins Wetangula, que foi resgatado por agentes que entraram por uma janela.

Em outro comunicado, o grupo aponta a universidade como uma “ideologia desviante”. “A Universidade de Garissa é origem de atividades missionárias e espalha ideologias erradas entre os muçulmanos do Quênia”.

O presidente Uhuru Kenyatta pediu, em comunicado, que o país fique calmo e anunciou a convocação de dez mil recrutas da polícia para treinamento. “Sofremos desnecessariamente devido à falta de pessoal na segurança. Quênia precisa de forças adicionais, e não vou deixar a nação esperando”, disse em nota.

O grupo militante islâmico somali, ligado à al-Qaeda, realizou vários atentados em Garissa e no Quênia no passado, incluindo o ataque a um shopping na capital, Nairóbi, em 2013. Ligada à rede al-Qaeda, a organização prometeu punir o Quênia pelo envio de tropas à Somália a fim de se unir às forças de paz da União Africana para combater os extremistas.

Fonte: O Globo


terça-feira, 14 de abril de 2015

Vídeo: Conheça a Importância dos Rins

OS RINS E O CORPO HUMANO


OBS¹: Se não estiver conseguindo visualizar o vídeo, clique AQUI.

OBS²: Há uma visão evolucionista neste vídeo de que os rins evoluíram em milhares de anos para chegarem ao estágio atual. Entretanto, não há evidência alguma de que tenham evoluído desta maneira, uma vez que seu sistema de funcionamento, apesar de muito complexo, é praticamente idêntico em todos os seres humanos ao longo da história e não dá amostras de que vem modificando sua fisiologia. Há sim uma enorme capacidade desses órgãos de se adaptarem aos mais variados ambientes em que vivem os seres humanos (deserto, climas úmidos, frio, quente). A impressão de que vem evoluindo é apenas um reflexo das novas descobertas que fazemos a cado ano sobre sua fisiologia e anatomia, as quais permanecem inalteradas ao longo das décadas de estudo.

Mário Lobato.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Snowden diz que governo dos EUA pode ver fotos íntimas das pessoas

Ex-analista da NSA deu entrevista ao comediante inglês John Oliver. Ele descreveu com detalhes como a privacidade das pessoas é violada

O ex-analista refugiado na Rússia, Edward Snowden, em entrevista 
ao comediante inglês John Oliver (Foto: Reprodução/YouTube/Last Week Tonight with John Oliver)

Ex-analista da NSA deu entrevista ao comediante inglês John Oliver.
Ele descreveu com detalhes como a privacidade das pessoas é violada.

Os americanos poderiam resistir à vigilância maciça na internet se acharem que o governo pode ver suas fotos íntimas, sugeriu o comediante inglês John Oliver ao entrevistar o ex-analista refugiado na Rússia, Edward Snowden.

"Este é o limite mais claro para as pessoas: o governo pode ver meu pênis?", perguntou Oliver, sugerindo que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pode ter acesso a e-mails pessoais dos internautas que compartilham fotografias íntimas.

O apresentador de TV conduziu a entrevista com ex-operador da NSA em Moscou para seu programa de domingo "Last Week Tonight".

Snowden, rindo, acompanhou o espírito da entrevista, descrevendo com detalhes como as autoridades poderiam violar a privacidade das pessoas.

"A boa notícia é que não há um programa chamado 'dick pic'. A má notícia: ainda sim continuam reunindo informações, incluindo fotos de seu pênis", respondeu Snowden.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente dos Estados Unidos George W. Bush assinou o "Patriot Act", uma lei antiterrorismo cujas implicações foram descobertas recentemente pelos americanos em 2013, após as revelações de Snowden sobre a amplitude da coleta de informações por agências de inteligência.

A lei foi alterada nos anos seguintes, e hoje quase todos os elementos tornaram-se permanente, com a notável exceção do famoso "Artigo 215". Este artigo que continuará vigente até junho autoriza a NSA a coletar informações sobre os telefones chamados, duração e horário das comunicações, sem registrar o conteúdo.

FONTE: G1


sexta-feira, 10 de abril de 2015

‘Não haverá mais cristãos no Oriente Médio’, diz político libanês



O parlamentar libanês Samy Gemayel apelou à comunidade internacional para que alguma coisa seja feita para ajudar os cristãos no Oriente médio, ou então ele teme que eles desapareçam da região completamente.

“Se os Estados Unidos e a comunidade internacional não intervirem, os cristãos podem ser expulsos dos países árabes do Oriente Médio dentro de dois anos”, alertou ele durante uma entrevista de rádio.

Gemayel, membro sênior do Partido Phalange, descende de uma histórica família cristã libanesa.
Seu pai, Amin, foi presidente do país, enquanto seu irmão, Pierre, era membro do parlamento e ministro do governo antes de seu assassinato, em 21 de novembro de 2006. O tio de Gemayel é o ex-presidente eleito Bashir Gemayel, que também foi assassinado.

Falando à rádio, Gemayel alertou para o fato de que os cristãos e os muçulmanos moderados são vítimas de duas forças extremistas que lutam entre si.

Ele declarou: “Hoje todos os moderados da região estão no centro do fogo cruzado entre duas grandes potências extremistas. De um lado há o Estado Islâmico, na Síria e Iraque, e do outro, o Estado Islâmico do Irã. Então você tem dois Estados islâmicos com duas ideologias muito extremistas lutando uns contra os outros. E os moderados estão presos entre estes dois poderes”.

Em meio a relatos generalizados de perseguição aos cristãos nas mãos de extremistas islâmicos, Gemayel reclamou que líderes cristãos regionais e comunidades minoritárias não estão recebendo apoio suficiente da comunidade internacional.

Fonte: Portas Abertas via VG


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Agente com potencial de vacina contra o HIV desenvolvido


Os pesquisadores podem estar mais perto de desenvolver uma imunização contra o vírus do HIV. Em estudos com macacos, pesquisadores dos EUA desenvolveram um agente que bloqueia eficazmente a entrada do vírus nas células. O estudo foi publicado na revista “Nature”.

Cientistas do Scripps Research Institute em Júpiter (Flórida) não criaram um anticorpo, mas sim uma proteína que imita os receptores que o vírus precisa para entrar nas células. Estes receptores se ligam ao vírus, o que inicia o processo de entrada e, visto que esta etapa apenas pode ser realizada uma vez, ele é bloqueado desde então.

O agente eCD4-Ig foi fornecido através de um vírus adeno-associado. Assim que este é injetado no tecido muscular, ele transforma as células em locais de fabricação para a proteína protetora. "Nosso composto é o inibidor de entrada mais amplo e mais potente descrito até à data", afirma o líder do estudo, Michael Farzan.

O agente eCD4-Ig foi injetado em macacos Rhesus, que foram então infectados com SHIV, a variante do HIV comum entre os macacos. Apesar de a dose do vírus ser muito superior em comparação com o que aconteceria na natureza, os macacos foram protegidos contra o vírus durante todo o período de observação de oito meses.

Posteriormente, serão realizados mais estudos em animais e humanos.

FONTE: UNIVADIS



quarta-feira, 8 de abril de 2015

Crianças em ambiente doméstico com fumantes sofrem de problemas cardíacos mais tarde



Sabe-se que o fumo passivo representa um perigo para a saúde. Isso é válido especialmente para filhos de fumantes. Crianças expostas ao fumo dos pais apresentam um risco consideravelmente mais alto de desenvolverem doenças cardiovasculares quando adultos. Esse é o principal resultado do "Cardiovascular Risk in Young Finns Study" (Estudo do risco cardiovascular em jovens finlandeses) apresentado na revista "Circulation".

Para o estudo, pesquisadores avaliaram o risco cardiovascular de jovens finlandeses dos anos 1980 e 1983. Foram coletadas amostras de sangue dessas crianças para que fosse medido o nível de cotinina, um subproduto da nicotina, e logo, um biomarcador da exposição ao fumo passivo, em 2014. Além disso, foram coletados dados de ultrassom da carótida dos sujeitos em 2001 e 2007.

A mais alta porcentagem (84%) dos sujeitos do estudo, nos quais não foi detectada cotinina, veio de um ambiente doméstico de não fumantes, seguido de um dos pais fumante (62%) e ambos os pais fumantes (43%). Além disso, crianças expostas ao fumo dos pais tinham 1,7 vez mais risco de acúmulo de placa carotídea na fase adulta em comparação com "sujeitos do estudo não fumantes". Ainda dentro do grupo dos fumantes havia enormes diferenças. O risco de placas era 1,6 vez maior nas crianças cujos pais fumavam, mas tentavam limitar a exposição dos filhos ao fumo. Naqueles em que não havia limitação da exposição, o risco era quatro vezes mais alto.

Entretanto, os pesquisadores argumentam que os níveis detectáveis de cotinina não podem ser explicados somente através do fumo passivo. "Está claro que a fonte primária de exposição de uma criança ao fumo passivo está dentro de casa", afirmou o autor do estudo, Costan Magnussen.

FONTE: APA



terça-feira, 7 de abril de 2015

Ingestão de vitamina materna determina as preferências alimentares da prole



Usando ratos como modelo, pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) estudaram como a ingestão de vitamina materna afeta o desenvolvimento cerebral e o comportamento dietético de sua prole. Os principais resultados foram apresentados na revista "Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism".

Muitas mulheres têm dietas mais saudáveis durante a gestação e também usam suplementos vitamínicos. Porém, a maior parte da pesquisa sobre a ingestão de vitamina por mulheres grávidas enfoca a prevenção de deficiências e toxicidade. Pouco se sabe, no entanto, sobre o impacto no desenvolvimento cerebral e nas preferências alimentares da prole.

Vitaminas solúveis em gordura têm funções diferentes no desenvolvimento fetal. O estudo buscou identificar os efeitos de uma dieta rica em vitaminas solúveis em gordura sobre o ganho de peso durante a gestação, a ingestão alimentar e as preferências na prole de ratos do sexo masculino. De acordo com os pesquisadores, os resultados mostraram pouco impacto no ganho de peso e na ingestão alimentar. Porém, o desenvolvimento cerebral mostrou um quadro bem diferente quanto às preferências alimentares.

Dietas maternas com alto teor vitamínico resultaram em uma redução na preferência por doces na prole. As crias tomavam menor quantidade de solução açucarada do que os animais cujas mães consumiram menos vitaminas. Os pesquisadores acreditam que isso demonstra que a quantidade e a composição das vitaminas consumidas pelas mães durante a gestação causa impacto nas futuras preferências dietéticas e hábitos alimentares da prole.

O líder do estudo, Harvey Anderson, explica que os resultados são interessantes para o entendimento básico da função das vitaminas solúveis em gordura nos cérebros fetais, mas que os estágios de desenvolvimento do cérebro dos ratos não são os mesmos nos humanos. Ainda são necessárias mais pesquisas.

FONTE: MSD



segunda-feira, 6 de abril de 2015

Comissão Europeia aconselha cidadãos a saírem do Facebook para evitar Espionagem dos EUA



Cidadão deve fechar conta para preservar a privacidade, diz advogado. Segundo ‘Guardian’, comissão analisa acordo entre Europa e EUA.

A Comissão Europeia recomendou cidadãos europeus a fecharem suas contas noFacebook caso queiram manter suas informações pessoais longe das mãos dos serviços de segurança dos Estados Unidos, informou o jornal “The Guardian” nesta quinta-feira (26).

A sugestão foi feita pelo advogado da Comissão, Bernhard Schima, ao promotor Yves Bot, durante uma audição sobre um caso para averiguar o nível de privacidade da rede social.

Os comentários de Schima tratavam do acordo entre a União Europeia e os EUA para troca de dados pessoais de cidadãos das duas regiões, chamado de Safe Harbour. A discussão foi levantada pelo ativista Max Schrems, que milita pelo direito à privacidade. Ele questionou se é seguro enviar informações ao EUA mesmo depois das revelações feitas pelo ex-analista da CIA Edward Snowden sobre os programas de monitoramento cibernético promovidos pelo governo norte-americano.

Em resposta, Schima foi sucinto, durante a audição na corte em Luxemburgo: “Você deve considerar fechar sua conta no Facebook, se você tiver uma”. Além disso, o representante da Comissão Europeia não soube responder se o Safe Harbour garante a adequada proteção de dados aos cidadãos europeus.

O Safe Harbour é uma espécie de acordo criado entre os EUA e a União Europeia para atender à legislação do bloco europeu. A lei de proteção de dados pessoais europeia permite que dados de cidadãos apenas sejam enviados a países que possuam aparato legal semelhante. Como os EUA não possuem legislação a respeito, o arranjo foi necessário para que empresas de tecnologia baseadas na Europa pudessem compartilhar informações de seus usuários europeus sem agir contra a lei da UE.

O caso apresentado por Schrems não faz questionamentos apenas sobre o Facebook. Há dúvidas também sobre Apple, Microsoft (e seu sistema de comunicação Skype) e Yahoo. O anúncio da opinião da Comissão Europeia sobre a validade do Safe Harbour deve ser feito em 24 de junho. Segundo o “Guardian”, o Facebook se recusou a comentar.

Fonte: G1 via VG




sexta-feira, 3 de abril de 2015

Alto consumo de refrigerante diet pode levar a maior obesidade abdominal em adultos mais velhos



O refrigerante diet é muito popular, pois é visto como uma alternativa mais saudável aos refrigerantes que contêm açúcar, embora isso tenha sido contestado por muitos estudos. Um outro novo estudo, publicado na revista "Journal of the American Geriatric Society", afirma que o aumento da ingestão de refrigerante diet está diretamente ligado a maior obesidade abdominal em adultos com 65 anos de idade ou mais.

Para o estudo, pesquisadores da Universidade do Texas admitiram no início 749 americanos de origem mexicana e europeia com idade de 65 anos ou mais. O consumo de refrigerante diet, circunferência da cintura, altura e peso foram medidos, e em três acompanhamentos em um total de 9,4 anos de acompanhamento. No terceiro acompanhamento e no final havia 375 participantes vivos.
Os achados indicam que o aumento da circunferência da cintura entre as pessoas que bebem refrigerante diet, segundo o intervalo de acompanhamento, foi quase o triplo do que entre aquelas não consumidoras: 2,11 cm versus 0,77 cm, respectivamente. Após ajuste para diversos possíveis fatores de confusão, o intervalo dos aumentos da circunferência da cintura foi de 0,77 cm para não usuários, 1,76 cm para usuários ocasionais e 3,04 cm para usuários diários. Isso significa um aumento da circunferência da cintura em 2,04 cm para não usuários, 4,67 cm para usuários ocasionais e 8,06 cm para usuários diários em relação a um período de acompanhamento de 9,4 anos no total.

"O estudo SALSA mostra que a crescente ingestão de refrigerante diet estava associada ao aumento da obesidade abdominal, o que pode aumentar o risco cardiometabólico em adultos idosos", disse a autora do estudo, Sharon Fowler. Os autores recomendam que pessoas mais velhas que bebem refrigerante diet diariamente devem tentar conter o consumo de bebidas adoçadas artificialmente.


FONTE: MSD



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Comprimidos de acetato de zinco podem ajudar a combater o resfriado comum



De acordo com a metanálise publicada na revista “BMC Family Practice”, os comprimidos de acetato de zinco em forma de losango são um meio eficaz de aliviar e diminuir os sintomas do resfriado comum, como coriza, tosse e dor de garganta.
Para essa metanálise, os pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram dados de três estudos clínicos randomizados já realizados, que mostravam que comprimidos de acetato de zinco em altas doses reduzem a duração dos resfriados em 42 por cento. Então, eles se concentraram em sintomas específicos do resfriado comum.
Descobriram que os losangos reduziam a duração do corrimento nasal em 34 por cento, da congestão nasal em 37 por cento, da irritação na garganta em 33 por cento, e da tosse em 46 por cento. A duração da dor muscular foi reduzida em 54 por cento. Não houve evidência do efeito do zinco na duração da dor de cabeça e da febre. No entanto, os últimos dois sintomas não eram frequentes nos três estudos e, portanto, não pode ser obtida nenhuma conclusão definitiva.
Efeitos adversos do zinco foram pequenos nos três estudos. Assim, os autores concluíram que “comprimidos de acetato de zinco que liberam íons de zinco a uma dose de cerca de 80 mg/dia pode ser um tratamento útil para o resfriado comum, iniciado em 24 horas, por um período de menos de duas semanas”.


FONTE: Univadis