terça-feira, 4 de novembro de 2014

Luz do sol pode reduzir ganho de peso e controlar diabetes, diz estudo



Pesquisa foi realizada por cientistas europeus e australianos com ratos superalimentados.

Pesquisadores disseram que resultados devem ser interpretados com cautela.

A exposição ao sol pode desacelerar o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo 2, segundo pesquisa realizada em ratos.

Cientistas descobriram que a radiação ultravioleta em ratos superalimentados fez com que os animais comessem menos. Mas a vitamina D, produzida pelo corpo em resposta à luz solar, não estaria envolvida no fenômeno, disse o estudo.

Após o tratamento com luz ultravioleta, os ratos do estudo também apresentaram menores sinais de alerta de diabetes tipo 2, tais como níveis anormais de glicose e resistência à insulina (condição em que a insulina produzida pelo corpo é insuficiente ou ineficiente para processar a glicose nas células).
Estes efeitos estavam ligados ao óxido nítrico, que é liberado pela pele após a exposição à luz solar. O mesmo efeito foi obtido quando um creme contendo este composto foi aplicado sobre a pele dos ratos.


Os pesquisadores disseram que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois ratos são animais noturnos, cobertos de pelo, e que normalmente não são expostos a muita luz solar.

A descoberta, feita por cientistas de Edimburgo (Escócia), Southampton (Inglaterra) e Perth (Austrália), foi divulgada na publicação científica Diabetes. Mais pesquisas são necessárias para descobrir se a luz do sol tem o mesmo efeito em humanos, disseram especialistas.


Richard Weller, professor de dermatologia da Universidade de Edimburgo, disse que sabem de estudos epidemiológicos que aqueles que tomam sol vivem mais do que aqueles que passam a vida na sombra.

— Estudos como esse nos ajudam a entender como o sol pode ser bom para nós. Precisamos lembrar que o câncer de pele não é a única doença que pode matar e talvez devêssemos equilibrar o nosso conselho de exposição ao sol.

Shelley Gorman, do Instituto Telethon Kids, de Perth, na Austrália, e principal autora do estudo, disse que os resultados mostraram que a luz do sol era um elemento importante de um estilo de vida saudável.

— Eles sugerem que a exposição ocasional da pele à luz solar, juntamente com a prática de exercícios e uma dieta saudável, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da obesidade em crianças.


Fonte: R7

Nota do NEFROADVEN:

Uma certa profetisa, há mais de cento e cinquenta anos, escreveu que Deus nos deixou oito remédios naturais, entre eles a luz solar, para vivermos longevamente e gozando de boa saúde.

Você pode ouvir ou ler seus livros em diversos sites. Clique AQUI para ouvir alguns de seus livros de saúde.

Mário Lobato


Nenhum comentário:

Postar um comentário