Nos países desenvolvidos e emergentes, a mudança quanto à compra de alimentos nos supermercados muda os hábitos alimentares das pessoas e pode levar ao aumento de peso nos adultos. Este é o resultado de um estudo realizado por pesquisadores alemães publicado na revista “Public Health Nutrition”.
Cientistas da Universidade de Goettingen analisaram dados de 450
famílias de diversas cidades no Quênia, com e sem supermercado. Além de coletar
informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores, os pesquisadores
também mediram a altura e o peso das pessoas de cada família.
O estudo confirmou que a compra de alimentos em supermercados contribui
para alterações nos hábitos alimentares. “As pessoas que fazem compras em
supermercados comem mais alimentos processados e têm maior ingestão de
calorias; têm uma probabilidade 13 por cento maior de sobrepeso ou obesidade do
que as pessoas que compram seus alimentos em pontos de venda tradicionais”,
explicaram os líderes do estudo Matin Qaim e Stephan Klasen.
As análises mostraram que é mais barato comprar calorias em um
supermercado do que em lojas tradicionais. No entanto, isso tem um efeito
positivo nas crianças e adolescentes, já que a compra em supermercados reduz o
nível de subnutrição deles. Portanto, dependendo da condição inicial, essa
mudança pode ser positiva e também negativa, concluíram os pesquisadores.
FONTE: UNIVADIS
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