Segundo um novo estudo, pessoas que são expostas a um cheiro doce e gorduroso tendem a escolher uma sobremesa altamente calórica. |
Sentir um cheiro doce e gorduroso - como o de um croissant de chocolate recém-assado - aumenta as chances de uma pessoa escolher
uma sobremesa altamente calórica. É o que diz um estudo publicado recentemente
no periódico científico Appetite.
No estudo, pesquisadores testaram se acontecimentos anteriores, como
sentir o cheiro de algo delicioso, poderia afetar de forma inconsciente a
escolha alimentar de uma pessoa posteriormente.
Antes dos 147 participantes do estudo serem avisados que o experimento
havia começado, os pesquisadores os dividiram em quatro grupos, que foram
encaminhados para salas diferentes, onde deveriam sentar e esperar por 15
minutos.
O primeiro grupo (o de controle) ficou esperando em uma sala comum. Um
segundo grupo foi encaminhado para uma sala onde havia um croissant de chocolate recém-assado. No mesmo local, havia também um dispositivo
que exalava uma fragrância com o cheiro da guloseima. O terceiro grupo foi
colocado em uma sala só com o doce, mas com um rádio que transmitia um programa
sobre os perigos nutricionais de ingerir alimentos gordurosos. Por fim, o
último grupo ficou em uma sala com o cheiro do croissant, mas que também
transmitia o programa de rádio.
Em seguida, todos os participantes foram levados para uma sala com um
buffet, onde poderiam escolher livremente uma opção de entrada, prato principal
e sobremesa. Aqueles que tinham sentido involuntariamente o odor doce e
gorduroso do croissant mostraram maior tendência a escolher sobremesas altamente calóricas,
como um waffle, em comparação com as pessoas que não tinham sido expostas ao
ambiente perfumado.
Para surpresa dos pesquisadores, os participantes que ficaram na sala
com a transmissão de mensagens nutricionais também optaram por sobremesas de
alto teor calórico, como é o caso do grupo quatro (que sentiu o cheiro e ouviu
a mensagem).
"Podemos supor que as pessoas estão expostas a centenas de
mensagens publicitárias e nutricionais todos os dias e por isso podem não
prestar atenção em todas. Isso faz com que, ao invés de memorizarem a
informação de seguir uma alimentação saudável a partir do programa de rádio, os
participantes podem ter simplesmente focado nas palavras "gordo" e
"doce" e por isso optaram por alimentos mais calóricos",
disseram os autores.
Embora este tenha sido um estudo pequeno, os pesquisadores ressaltam que
os resultados trazem pistas sobre fatos inconscientes do dia a dia, mas que
estão influenciando as escolhas alimentares das pessoas.
FONTE: VEJA
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