sábado, 30 de agosto de 2014

Minutos da Saúde 9



O Estilo de Vida Adventista é…
divulgado pela mídia.

“...os adventistas sempre pregaram e praticaram a saúde. Sua igreja proíbe fumar, consumir álcool e comer alimentos que a Bíblia considera impuros, tais como carne de porco. Também tenta desestimular o con­sumo de outras carnes, alimentos muito gordurosos, bebidas com cafeí­na e condimentos e temperos considerados ‘estimulantes’. ‘Cereais, fru­tas, verduras e nozes constituem a alimentação escolhida para nós pelo Criador’, escreveu Ellen White, uma das figuras que ajudaram a formar a Igreja Adventista. Os religiosos também guardam o descanso no sába­do, dia em que socializam com outros membros da igreja e desfrutam um período de descanso. A maioria dos adventistas segue esse estilo de vida prescrito – demonstrando, talvez, o poder de combinar saúde com religião.” Buettner, D. Os segredos da vida longa. National Geographic, novembro de 2005.

Viva como um Adventista do Sétimo dia. Americanos que defi­nem a si mesmos Adventistas do Sétimo Dia têm uma expectativa média de vida de 89 anos, cerca de uma década a mais do que o americano mé­dio. Um dos princípios básicos da religião é que seu corpo é o templo de Deus, ou seja, um empréstimo de Deus, o que significa não fumar, não abusar do álcool, ou doces. Seguidores tipicamente mantêm uma dieta vegetariana baseada em frutas, legumes, feijões e nozes, e se exercitam com frequência. Eles são também muito centrados na família e na comu­nidade.” Kotz, D. 10 hábitos saudáveis para ajudá-lo a viver até os 100. US News and World Report, 20/02/2009.

A serva do senhor, Ellen White, já havia dito:
“O Senhor tem feito presente diante de mim que muitos, muitos serão resgatados da degenerescência física, mental e moral, mediante a influência prática da reforma de saúde. Palestras sobre saúde serão pro­feridas, publicações multiplicadas. Os princípios da reforma de saúde serão recebidos de boa vontade; e muitos serão esclarecidos. As influên­cias associadas com a reforma de saúde recomendá-la-ão ao julgamento de todos que desejam luz; e eles prosseguirão passo a passo para receber as verdades especiais para este tempo.” Medicina e salvação, p. 271.17

Oração:
Louvado seja o nome de Deus! Que a influência da mídia desperte muitos para receberem a luz das verdades especiais para este tempo. Que eu também possa estar incluído neste processo, vivendo a mensa­gem de saúde e disseminando a Tua luz. Amém.

Dica de saúde para a semana:
Desfrute dos benefícios da água: Aumente o consumo de água quando estiver calor e mantenha um bom consumo de água, mesmo no clima frio.




quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Está provado: o Sal mata mais do que pensamos!

O maior estudo (PURE) sobre a relação entre a ingesta de sódio (sal) versus mortalidade e eventos (problemas) cardiovasculares foi publicado na semana passada no The New England Journal of Medicine, o qual revelou uma relação direta e proporcional entre um alto consumo de sal e mortalidade geral e por problemas cardiovasculares. Este estudo foi uma espécie de continuação parcial em proporções gigantescas do estudo “Intersalt” que frustrou diversos especialistas quando revelou que não havia uma relação muito clara entre a ingesta de sal e morbimortalidade.

O estudo envolveu mais de 150 mil pessoas dos cinco continentes e de diversas situações político-
econômicas (países desenvolvidos e subdesenvolvidos), mostrando uma alta taxa de mortalidade e de problemas cardíacos quando há consumo exagerado de sal (> 6g por dia). Para surpresa de muitos, este trabalho multicêntrico revelou que há um aumento na mortalidade quando o consumo é muito baixo de sal (< 3g por dia). A mortalidade se mostrou baixa entre aqueles que consumiam sal de maneira adequada entre 3 a 6 gramas por dia. Apresentaram, também, alta mortalidade aquelas pessoas que ingeriam baixa quantidade de potássio presente nas frutas e verduras.


Gráfico mostrando o aumento da mortalidade e de problemas cardiovasculares 
devido alta ou baixa ingesta de sal

A América do Sul consome cerca de 17% de sal acima do considerado seguro que é entre 3 e 6g/dia, estando o Brasil entre os países que mais consome sal. Entretanto, os países asiáticos, em especial a China, consome quase o dobro: 30% de sal acima da faixa saudável.

A ciência, mais uma vez, prova que os bons hábitos alimentares estão diretamente relacionados com bem estar e longevidade e nessa era da informação fica mais fácil seguir o caminho correto.

FONTE: NEJM


Mário Lobato



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Testemunhas de Jeová: STJ diz não ser crime impedir transfusão de sangue


Um casal de Testemunhas de Jeová foi condenado por não autorizar a transfusão de sangue em sua filha, de 13 anos, que sofria de leucemia. Com a morte da garota, em 1993, eles foram acusados de homicídio doloso e iriam a júri popular. Porém, nesta semana, dois ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis e Maria Thereza, concederam um habeas corpus aos pais dizendo que não é homicídio impedir a transfusão de sangue.

O caso aconteceu em São Vicente, litoral de São Paulo. A garota Juliana Bonfim da Silva ficou dois dias internadas antes de morrer, a transfusão de sangue seria a única alternativa para ela, mas os pais – um policial reformado e uma lavadeira – não autorizaram o procedimento.

Para o Ministério Público eles mataram a filha por motivos religiosos, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a denúncia e em 2010 ordenou que os pais fossem a júri popular.

A decisão do STJ não é definitiva, pois falta o voto de dois ministros, mas mesmo se der empate a decisão reverte para os réus. O advogado do casal, Aberto Toron, comemorou a decisão e afirmou que ela reafirma a liberdade religiosa.

“É um julgamento histórico porque reafirma a liberdade religiosa e a obrigação que os médicos têm com a vida. Os ministros entenderam que a vida é um bem maior, independente da questão religiosa”, disse ele ao jornal ‘Folha de São Paulo’.


 Fonte: Verdade Gospel


Comentários do NEFROADVEN:

Liberdade religiosa é um direito de todos, mas, a exemplo das outras coisas, esse direito tem limites. As testemunhas de Jeová, por uma convicção religiosa, não aceitam transfusão de sangue ou outros hemoderivados, mesmo quando se trata de risco de morte. Elas alegam uma proibição direta de Deus na Bíblia. Embora eu discorde, pois não entendo por que rejeitam hemoderivados, mas aceitam transplante de órgãos e até de medula, ei de respeitar. Mas, a questão é: até quando respeitar a tal "liberdade religiosa"? Não quero incitar violência ou protestos contra as religiões, contudo chamo as pessoas a refletirem e a tentarem imaginar o limite da liberdade religiosa em algumas situações. Muitos muçulmanos matam em nome de Deus. Devemos respeitar sua liberdade religiosa e deixar que assassinem pessoas inocentes? Os Jihadistas reclamam sua "liberdade religiosa". Devemos assistir passivamente a execução de seus planos em nome de "Deus"? Satanistas sacrificam criancinhas em rituais macabros. Não devem ser importunados?

"...obrigação que os médicos têm com a vida". Esta frase do advogado dessa família fez-me lembrar exatamente o contrário daquilo que ele quis dizer. Os médicos têm obrigação com a vida, não com a morte. Ao concordar com a não transfusão em alguém que necessita urgentemente de uma, é concordar com a morte, é rejeitar o amor ao próximo, é desdizer das palavras de Jesus que afirmou que não há maior amor do que dar a sua vida própria vida em favor do seu irmão. Sangue é vida. Não há vida sem sangue. Se temos como manter a vida através de uma transfusão, não posso concordar em não fazê-la. O médico foi formado para garantir a continuidade da vida, que é o bem mais precioso garantido por Lei.

Mais confuso ainda fico ao saber que as testemunhas de Jeová são contra o aborto, muito embora elas aleguem que "A vida é sagrada para Deus, e ele encara até mesmo um embrião como um ser vivo, distinto." Fonte JW.org. As testemunhas são contra as transfusões de sangue, mesmo em questão de vida ou morte, mas são terminantemente contra o aborto. Como assim? A vida é mais sagrada para o embrião do que depois que ele nasce? Deus se agrada mais do homem no ventre do que fora dele? São muito, muito contraditórias essas questões!

Quem somos nós para julgar? Mas também quem somos nós para condenar?

Mário Lobato


terça-feira, 26 de agosto de 2014

As estatinas podem ajudar a cicatrização pós-cirurgia



O tratamento com estatinas pode ser benéfico na cicatrização pós-cirurgia. Pesquisadores irlandeses chegaram a essa conclusão depois de uma análise sistemática que foi apresentada em "The Annals of Thoracic Surgery". Tomar estatinas reduz de modo significativo o tempo necessário para a cicatrização.
Para identificar outros benefícios do medicamento, o qual é normalmente prescrito para reduzir os níveis de colesterol, os cientistas do Our Lady's Hospital em Dublin, Irlanda, analisaram estudos principalmente baseados em estudos clínicos com animais. Eles descobriram que as estatinas parecem afetar a resposta inflamatória do corpo, reduzindo desse modo o tempo necessário para uma cicatrização pós-cirurgia de 18,7 para 13 dias.
Feridas que podem melhorar com o uso das estatinas incluem as resultantes de cirurgia cardíaca, feridas nas pernas devido a longa coleta na veia safena ou feridas no antebraço devido a coleta na artéria radial. No entanto, de modo geral, esse efeito poderia se aplicar a qualquer ferida cirúrgica, afirmam os pesquisadores. Mas algumas estatinas se mostram mais eficazes do que outras.
Com base nesses resultados, foi recomendado testar o efeito em estudos clínicos randomizados e duplo-cegos. Somente então seria possível avaliar a função das estatinas na cicatrização, disse o autor do estudo Gerard J. Fitzmaurice.
Fonte: MSD


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Alívio dos sintomas de enxaqueca usando cirurgia não endoscópica



Um método de cirurgia não endoscópica parece ter sucesso em reduzir a dor da enxaqueca. Médicos americanos chegaram a esta conclusão depois que este procedimento foi realizado em 35 pacientes. Segundo um relatório na “Plastic and Reconstructive Surgery” (Cirurgia Plástica e Reconstrutiva), cerca de metade dos pacientes ficaram completamente livres da dor após a cirurgia.
Até o momento, são usados principalmente métodos endoscópios em intervenções cirúrgicas para aliviar os sintomas da enxaqueca. Já que nem todos os cirurgiões têm acesso a estes, pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (Boston, EUA) focaram nos procedimentos padrão baseados em incisões, que também são usados em procedimentos cosméticos na testa.
Todos os 35 participantes sofriam de enxaqueca causada por compressão dos nervos craniofaciais. Enquanto as terapias médicas padrão falharam, as injeções de Botox ou bloqueios neurológicos forneceram algum alívio. Com base no histórico clínico e sintomas, os médicos identificaram pontos de desencadeamento em cada paciente individual e liberaram aqueles locais de compressões musculares, de tecido conjuntivo, de vasos sanguíneos e de estruturas ósseas.
Um total de 43 procedimentos foram realizados nos 35 pacientes. Destes, 90,1 por cento resultaram em melhoria dos sintomas em pelo menos 50 por cento (frequência, duração, intensidade). Em metade das cirurgias que obtiveram sucesso (51,3 por cento, os sintomas foram completamente eliminados; em mais de um quarto (28,2 por cento) os sintomas melhoraram em 80 por cento; e a cada quinto procedimento bem-sucedido (20,5 por cento), em 50 a 80 por cento.
Pré-requisito para o sucesso é a seleção cuidadosa dos pacientes, enfatizou o líder do estudo, William G. Austen. Quais pacientes podem ser melhor ajudados com este método ainda será pesquisado em mais detalhes em estudos futuros.

FONTE: UNIVADIS


domingo, 24 de agosto de 2014

Venezuela: falta comida e Governo vai controlar as compras do povo





Governo quer impedir que pessoas comprem o mesmo produto duas vezes na mesma semana. Medida desastrada é paliativa e pune a população


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou na noite desta quarta-feira (20) a instalação de um mecanismo de “controle biométrico” para limitar as compras de produtos e alimentos nos supermercados e mercados públicos e privados do país. “A ordem já está dada, através da superintendência de preços, para que se crie um sistema biométrico em todos os estabelecimentos e redes distribuidoras e comerciais da República”, disse Maduro durante mensagem em rede nacional de rádio e TV. A regulação do consumo nas redes públicas já vinha sendo aplicada sistematicamente na Venezuela desde o início do ano, mas é a primeira vez que o governo Maduro interfere nas redes privadas de supermercados do país. Em 2010, o então presidente Hugo Chávez desapropriou as lojas da cadeia de supermercados Exito, do grupo francês Casino.


Com a escassez crônica, o mercado negro – mantido por pessoas que estocam produtos básicos para revendê-los – na Venezuela é uma alternativa aos supermercados estatais vazios, porém limitar o consumo não é uma medida que ataca a origem do problema: a péssima gestão econômica do país. Há ainda outra questão problemática na medida anunciada por Maduro, pois limitar o consumo em redes privadas é um ato ilegal, que interfere na administração e nos possíveis lucros das empresas. A medida desastrada ainda penaliza justamente a parte mais afetada pela escassez, a população.

O mecanismo utilizará leitores óticos de impressões digitais para reconhecer cada comprador de produtos básicos. Segundo Maduro, “o sistema biométrico será perfeito” e servirá para evitar o que chamou de “fraude” envolvendo milhões de litros de gasolina e toneladas de alimentos subsidiados pelo governo, no momento em que a Venezuela enfrenta a falta de diversos produtos básicos e uma inflação anual que supera os 60%.



“Apenas 2 sabões por pessoa”, diz cartaz de supermercado na capital Caracas. População relata pelas redes sociais a escassez no país



O sistema visa a impedir que uma pessoa compre o mesmo produto duas vezes na mesma semana, em qualquer supermercado das redes governamentais e privadas da Venezuela. Vários funcionários do governo Maduro indicaram que no prazo de 90 dias haverá um “programa piloto” para iniciar a venda controlada de produtos básicos no país “de maneira ordenada e justa”.

Maduro também anunciou “um sistema de referência” que processará a informação de tudo o que for distribuído e armazenado “para todos os produtos e insumos que movem a economia do país”. O presidente ordenou ainda o “confisco, de maneira imediata, de todos os elementos” utilizados para contrabando, incluindo galpões e veículos, que serão revertidos para os programas estatais de alimentos. Maduro convocou as forças militares e policiais para deter todos os envolvidos em desvios e contrabando.

O sistema de controle de compras é a mais nova tentativa paliativa de Maduro para combater a escassez causada pela ingerência econômica de seu próprio governo. Desde março, as compras na rede estatal de supermercados – com preços subsidiados – são possíveis apenas dois dias por semana e com limite de produtos por consumidor. Os venezuelanos interessados são fichados e recebem senhas, que funcionam em sistema de rodízio. Nas segundas-feiras podem comprar aqueles com as senhas terminadas em 1 e 2, 3 e 4; às terças e quartas-feiras são os dias para os finais 5 e 6, 7 e 8. As quintas e sextas-feiras são reservadas aos consumidores com senhas que terminam em 9 e 0.

A Venezuela atravessou uma violenta onda de protestos entre fevereiro e final de maio devido à inflação, à falta de produtos básicos – como papel higiênico, açúcar, farinha ou leite – e à altíssima violência que provoca em média 65 mortes por dia no país. Os protestos foram repreendidos e resultaram na morte de mais de 40 pessoas, além de mais de 700 feridos.

Fonte: Veja e Verdade Gospel



Nota do NEFROADVEN: 

Quem acha absurdo a possibilidade do Brasil chegar a este ponto tem a mesma opinião de muitos venezuelanos de cinco anos atrás!
Votemos consciente!

Mário Lobato


sábado, 23 de agosto de 2014

Minutos da Saúde 8





O Estilo de Vida Adventista é…
amparado pela ciência.

“Pessoas convertidas à fé Adventista do Sétimo Dia durante a in­fância apresentam um risco de mortalidade que é aproximadamente a metade do risco da população em geral.” Fqnnebq, American Journal of Clinical Nutrition, 59 (suppl.):1124S-9S, 1994.

“Estes estudos realizados na Califórnia: o Estudo de Mortalidade Ad­ventista (MAS) entre 1960-1966 e o primeiro Estudo de Saúde Adven­tista (AHS-1) entre 1974-1988 indicaram que Adventistas apresentam menores riscos para a maior parte dos tipos de câncer, doença cardio­vascular e diabetes. Mulheres vivem 4,4 anos e homens vivem 7,3 anos a mais, quando comparados com a população californiana. Estes estudos também demonstraram a vantagem de uma dieta vegetariana entre Ad­ventistas, tendo encontrado forte evidência de que o consumo de carne aumentou o risco de câncer de cólon e doença coronária e que o con­sumo de castanhas reduziu o risco de doença coronária. Outras asso­ciações significativas entre cânceres e outros alimentos também foram reportadas.” Butler et al., Cohort Profile: The Adventist Health Study-2 (AHS-2) International Journal of Epidemiology, 37:260-265, 2008.

Oração:
Graças, Senhor, pela sólida comprovação científica dos benefícios de seguir os Teus conselhos sobre saúde. Que estas evidências cientí­ficas fortaleçam a minha fé e despertem muitos para a revelação da verdade presente. Amém.

Dica de saúde para a semana:
Desfrute dos benefícios da água: Beba em torno de 6 a 12 copos de água por dia. A quantidade pode aumentar em dias de calor, nos qua­dros febris e nos exercícios mais intensos.




sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais Médicos: Repórter tendencioso ouve a verdade de um médico e fica sem palavras!

Vale a pena assistir.
Parabéns ao deputado e colega médico Henrique Mandetta!

Deputado Federal e Médico Henrique Mandetta
Se não conseguir abrir o Vídeo, Clique Aqui

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Correr regularmente aumenta expectativa de vida em três anos



Correr faz bem à saúde. Os resultados de um estudo americano publicado no "Journal of the American College of Cardiology" mostram que isto não é apenas válido para treinos intensivos, mas também para pequenas sessões de cinco a dez minutos por dia.

Pesquisadores da Universidade de Iowa (Ames) analisaram dados de mais de 55.000 adultos (com idades entre 18 e 100 anos) do Texas e os acompanharam por 15 anos. Eles descobriram que correr regularmente aumenta a expectativa de vida em aproximadamente três anos, em comparação com não corredores.

Entretanto, a duração, distância ou velocidade não foram decisivos. Correr em uma velocidade de menos de dez quilômetros por hora beneficia a saúde tanto quanto correr mais rápido. Jogging também pode ser substituído por uma caminhada rápida diária de 15 minutos.

Correr é especialmente eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, segundo o estudo. Em comparação com pessoas que não praticam corrida, os corredores têm um risco 50 por cento mais baixo de morrer de doenças cardiovasculares.




quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mais evidências apontam que o açúcar é “potencialmente tóxico” e que bebidas e alimentos açucarados podem matar você



Uma nova pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine, revela que a ingestão do açúcar adicionado em alimentos como refrigerantes, cereais e bolos, tem efeitos além dos que nos fazem engordar. Ele também pode aumentar de forma significativa nosso risco de morrer por doença cardíaca.


De acordo com o estudo, se você receber mais de 25% de suas calorias diárias a partir de alimentos e bebidas com adição de açúcar, você tem o triplo do risco de chance de morrer de doença cardíaca. Até mesmo o consumo moderado é desagradável; 10 a 25% por dia, aumenta o consumo calórico de risco cardiovascular em 30%. Isto significa que ingerir apenas uma bebida açucarada por dia é suficiente para aumentar o risco de doenças cardiovasculares mortais. Uma lata de Coca-Cola, por exemplo, contém 35 gramas de açúcar e 140 calorias.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos limitar o adicional de açúcar para cerca de 10% do total de nossas calorias diárias. Mas o estudo, liderado por Quanhe Yang dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, revelou que 71,4% dos adultos dos EUA consomem mais do que a dose recomendada.

Para chegar nessas conclusões, os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Exames de Nutrição sobre rastreamento de mortalidade (NHANES), que foi realizado em etapas, entre 1988 e 2010. Os dados foram extraídos de mais de 43.000 casos individuais, e comparados com a mortalidade por doença cardíaca durante um período típico de cerca de 14 anos, onde foram registrados um total de 831 mortes relacionadas a problemas cardiovasculares.

De acordo com Laura A. Schmidt, professora de política de saúde na UC San Francisco School of Medicine, o açúcar é visto cada vez mais como uma substância tóxica. "Estamos no meio de uma mudança de paradigma na pesquisa sobre os efeitos do açúcar na saúde, um alimento consumido em taxas muito elevadas pelo povo americano”, disse.

A pesquisa se refere a todos os açúcares utilizados em alimentos processados ou preparados, tais como bebidas adoçadas com açúcar, sobremesas à base de cereais, sucos de fruta, sobremesas lácteas, doces e pães de fermento. Essa taxa não corresponde aos açúcares naturais, como os presentes em frutas e seus sumos.

"É uma lista de açúcares, que inclui açúcar regular, xaropes de milho, mel e xarope de bordo. Em termos de composição, os principais culpados incluem bebidas esportivas (37%), sobremesas, tais como os pudins (14%), bebidas de frutas (9%), sobremesas lácteas (6%) e doces (6%)”, relata a pesquisa.

FONTE: R7


terça-feira, 19 de agosto de 2014

A lição de um cristão de verdade!



O Hamas e outros grupos terroristas palestinos costumam utilizar áreas residenciais e locais “sensíveis”, como mesquitas, hospitais e escolas para lançar seus foguetes. De acordo com as Forças de Defesa de Israel, todo ataque é rastreado e mísseis israelenses guiados por GPS são lançados contra o local de onde partiram os foguetes palestinos.

O Arcebispo Aleixo lamenta que exista uma guerra em andamento, mas conta que desde que o Hamas assumiu o controle político da Faixa de Gaza, em 2007, a sharia foi implementada. Ele conta que os cristãos têm sido mais perseguidos desde então.

Questionado pela CBN por que abriu sua igreja para muçulmanos, ele é enfático: “Cristo nos ensinou que devemos amar uns aos outros, isso inclui nossos vizinhos e nossos inimigos… Nós somos discípulos de Jesus e temos de amar a todos incondicionalmente”. Afirma que há muito ódio nas ruas e a resposta cristã deve ser a pregação da paz e do amor. Conta ainda que o fato do templo servir de abrigo para não cristãos causou grande impacto na cidade de Gaza.

Fonte: Gospel Prime


Nota do NEFROADVEN:
Em meio a tanto ódio, um cristão de verdade arrisca sua vida em favor de muitos de seus...perseguidores!

Grande prova de coragem e amor ao próximo deste líder religioso!

Que possamos aprender com seu exemplo!

Abaixo uma reportagem com o Arcebispo Aleixo (em inglês). Se não conseguir visualizar, clique (Aqui)

Mário Lobato







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A epidemia de ebola é a mais importante e a mais severa em quatro décadas





Países afetados terão que vigiar fronteiras, aeroportos e portos. A OMS também pediu ajuda à comunidade internacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (8) a epidemia de ebola no oeste da África uma emergência pública sanitária internacional.

O comitê de urgência da OMS, que se reuniu na quarta (6) e quinta-feira (7) em Genebra, “considera de forma unânime que são dadas as condições” para declarar “uma emergência de saúde pública de alcance mundial”, indicou em um comunicado.

Com isso, os países afetados pela epidemia vão ter que adotar, entre outras medidas, exames para detectar o vírus em aeroportos, portos e postos de fronteira, em todas as pessoas que apresentarem febre e outros sintomas semelhantes aos do ebola.

A OMS pediu à comunidade internacional que ajude, de maneira urgente, aos países afetados pelo ebola.

A epidemia de ebola é a mais importante e a mais severa em quatro décadas, ressaltou em uma coletiva de imprensa a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

“Este é um claro chamamento à solidariedade internacional com os países afetados que não têm capacidade para enfrentar um surto deste tamanho e desta complexidade”, disse Chan.

A OMS disse estar preparada para que o surto permaneça em alto nível pelos próximos meses, e afirmou que é provável que a situação piore antes de melhorar.

A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a OMS, trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica.

O último balanço do organização, divulgado em 6 de agosto, informa que já são 932 mortos e mais de 1.700 casos da doença registrados.

O surto atual começou na República de Guiné em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa, Libéria e, mais recentemente, Nigéria.

A diretora-geral da OMS disse que os países afetados “não podem fazer frente à epidemia por si mesmos”, e instou “a comunidade internacional a dar o apoio necessário”.

Viagens

Embora o comitê tenha excluído impor restrições às viagens ou ao comércio internacional, indicou que os “Estados devem se preparar para detectar e tratar os casos de doentes” e “facilitar a evacuação de seus cidadãos, em particular as equipes médicas, expostas ao ebola”.

Keiji Fukuda, vice-diretor-geral da OMS encarregado da epidemia, explicou que as pessoas atingidas precisam ficar 30 dias em quarentena porque o tempo de incubação do vírus é de 21 dias.
As pessoas que estão em contato com os doentes – com exceção das equipes médicas, que têm uma roupa de proteção – não devem viajar, indicou Fukuda.

Também foi determinado que as tripulações de voos internacionais recebam informação e material médico para protegerem a si mesmos e aos passageiros. “Obrigar as companhias a não viajar para estes países afetaria suas economias”, acrescentou a ditetora.

O comitê da OMS também recomenda que todos os viajantes procedentes dos países afetados façam um check-up, respondendo a um questionário e medindo a temperatura, nos aeroportos, portos e nos principais postos fronteiriços.

Fonte: G1


Nota do NEFROADVEN:


"...E enquanto isso, no gabinete do nosso "competentíssimo" Ministro da Saúde, reina a tranquilidade, como se vivêssemos em um outro PlaneTa..."

“Queremos insistir: não há recomendação e não há risco de transmissão global, segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS]. Por enquanto, não há recomendação de restrição de viagens. Os casos, em sua maioria, se localizam em pequenas localidades rurais”. Arthur Chioro, dia 1/8/2014.

Que Gênio!


sábado, 16 de agosto de 2014

Minutos de Saúde 7



O Estilo de Vida Adventista…
faz parte de uma das crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
(conduta cristã, crença número 22).

“Somos chamados a ser um povo piedoso que pensa, sente e age em harmonia com os princípios do céu. Para que o Espírito Santo recrie em nós o caráter de nosso Senhor Jesus, nós só nos envolvemos naquelas coisas que produzem a pureza de Cristo, saúde e alegria em nossas vidas. Isto significa que nossas diversões e entretenimentos devem correspon­der aos mais elevados padrões de gosto e beleza cristãos. Embora recon­heçamos diferenças culturais, nosso vestuário deve ser simples, modesto e de bom gosto, apropriado àqueles cuja verdadeira beleza não consiste no adorno exterior, mas no ornamento imperecível de um espírito manso e tranquilo. Isso também significa que, porque nossos corpos são tem­plos do Espírito Santo, devemos cuidar dele inteligentemente. Junto com adequado exercício e repouso, devemos adotar a alimentação mais sau­dável possível e abster-nos dos alimentos imundos identificados nas Es­crituras. Visto que as bebidas alcoólicas, o fumo e o uso irresponsável de medicamentos e narcóticos são prejudiciais ao nosso corpo, também de­vemos abster-nos desses. Em vez disso, devemos empenhar-nos em tudo que leve nossos pensamentos e corpo à disciplina de Cristo, que deseja nossa integridade, alegria e bondade.” SDA Church Manual, 2010, p. 163.

Oração:
Obrigado, Senhor, por pertencer a uma igreja que apoia e promo­ve a mensagem de saúde para a minha própria alegria e integridade. Ajuda-me a colocar em prática os princípios da reforma de saúde em minha vida. Amém.

Dica de saúde para a semana:
Proteja-se contra o estresse ingerindo 6 a 12 copos de água por dia, mantendo-se fisicamente ativo. Limite o consumo de açúcar e excesso de gordura na dieta, coma hortaliças e frutas todos os dias, descanse o neces­sário e tenha momentos de lazer.




sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estimulação por campo magnético baixo pode melhorar a depressão rapidamente



As opções atuais de tratamento para depressão, por exemplo medicamentos e procedimentos de estímulo cerebral, como terapia eletroconvulsiva (TEC) ou estimulação magnética transcraniana (EMT) são eficazes, porém, requerem tempo para que seus efeitos entrem em ação. Os pesquisadores dos EUA descobriram agora que a estimulação por campo magnético baixo (ECMB) é igualmente eficaz e melhora imediatamente os sintomas.
Os cientistas da Universidade de Harvard (Boston) e do Weill Cornell Medical College (Nova York) relataram na “Biological Psychiatry” que descobriram as propriedades acidentalmente, enquanto realizavam um estudo por imagens em voluntários saudáveis. Outras análises levaram os médicos aos parâmetros que pareciam provocar os efeitos antidepressivos.
“ECMB é diferente de qualquer tratamento atual. Ele usa campos magnéticos que são uma fração da potência, mas em frequências mais altas que a dos campos eletromagnéticos usados em EMT e TCE”, explicou o autor principal Michael Rohan, da Universidade de Harvard.
Para aplicar o procedimento, os pesquisadores desenvolveram um dispositivo portátil, que foi testado em um estudo duplo-cego em 63 sujeitos com depressão ou distúrbios bipolares. Quando os pacientes receberam ECMB real, uma melhora imediata e substancial no humor foi observada em comparação ao grupo controle. Não houve efeitos colaterais.
Assim, os autores acreditam que é concebível o uso futuro da estimulação por campo magnético baixo no tratamento da depressão. Mas outras pesquisas ainda são necessárias, eles enfatizam.

 FONTE: MSD


Nota do NEFROADVEN:

Há que se entender que no estado depressivo existe um desbalanço neuroquímico difícil de se ajustar com tratamentos convencionais, mas que, muitas vezes, exige equipe multidisciplinar e um apoio familiar incondicional. É verdade que, mesmo hoje em meio a tanta informação, há muito preconceito com as pessoas que sofrem de depressão. Mas não há maior preconceito do que aqueles que acham que a depressão tem como causa principal problemas de ordem espiritual. Verdade que a saúde holística (mente, corpo e espírito) é sinônima de vigor e longevidade, mas não podemos espiritualizar tudo quando há provas de alterações orgânicas como no caso da depressão maior. Faz parecer ignorância e cheira a hipocrisia. O engraçado disso tudo é que essas mesmas pessoas que julgam os depressivos como influenciados por Satanás não pensam duas vezes quando estão doentes de alguma moléstia e correm ao médico para aliviar seu sofrimento. 
Como seria bom se as pessoas fossem equilibradas em tudo, principalmente nas suas condutas!

Mário Lobato


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Doação de rim é segura mesmo em idade mais avançada




Doar um rim é seguro mesmo quando o doador é mais idoso, de acordo com um estudo americano publicado no “American Journal of Transplantation”. Nem a mortalidade nem a saúde são adversamente afetadas pela doação.
Para este estudo, os pesquisadores na Universidade da Pensilvânia compararam 3.368 doadores com mais de 55 anos de idade ao mesmo número de não doadores saudáveis de mais idade e os acompanharam por uma média de 7,8 anos. Eles descobriram que as taxas de mortalidade não eram diferentes entre os doadores e os pares correspondentes. Além disso, entre doadores com Medicare (sistema de seguro de saúde gerido pelo governo americano e destinado às pessoas de idade igual ou superior a 65 anos), as taxas de óbito ou doenças cardiovasculares foram semelhantes entre doadores e não doadores.
“Por muito tempo, quando aconselhávamos pessoas idosas que estavam considerando doar um rim, não éramos capazes de dar-lhes boa informação sobre seu risco futuro de doença cardíaca. O problema era que estudos anteriores que examinaram os desfechos cardiovasculares não contavam com muitos doadores idosos”, disse o autor do estudo, Peter Reese. “Agora temos uma resposta encorajadora. Os centros de transplante em todos os lugares devem fornecer esta nova informação a indivíduos idosos que considerem doar um rim. Esses indivíduos devem saber que a doação provavelmente não aumentará seu risco de morte ou doença cardíaca de modo significativo. Reese observou, entretanto, que doadores de mais idade devem levar outros riscos em consideração, como período de recuperação após a cirurgia ou complicações de curto prazo, como hérnias.

 FONTES: American Journal of Transplantation e Univadis