segunda-feira, 25 de abril de 2016

Solidão: 30% das pessoas solitárias desenvolvem doenças cardíacas e Vasculares


Resultado de imagem para SOLIDÃO






A solidão afeta a saúde do coração negativamente






Solidão e isolamento social têm um efeito negativo sobre a saúde. De acordo com dois estudos britânicos, estas condições estão associadas a uma probabilidade 30 por cento maior de desenvolver uma doença coronariana cardíaca e AVC. Os estudos foram publicados na revista “Heart”.

Cientistas da Universidade de York fizeram uma busca em 16 bancos de dados de pesquisas publicadas até maio de 2015 e encontraram 23 estudos elegíveis. Os estudos incluíram 181 mil adultos que tiveram 4.682 incidentes de doenças coronarianas cardíacas (infartos, episódios de angina, morte) e 3.002 AVCs. Os períodos observacionais variaram de três a 21 anos.

Uma análise dos dados agrupados mostrou que solidão e isolamento estavam associados a uma probabilidade 29 por cento maior de infarto e um risco 32 por cento maior de AVC. Isto significa que solidão e isolamento social são fatores de risco que se assemelham a fatores de risco psicossociais como ansiedade de estresse no trabalho.

Como este é um estudo observacional, não é possível tirar conclusões claras de causa e efeito, enfatizaram os autores. Além do mais, não é possível excluir o impacto de outros fatores não medidos. Não obstante, os pesquisadores veem isto como mais uma prova da importância de contatos sociais para a saúde e bem-estar.

Fonte: UNIVADIS


COMENTÁRIO DO NEFROADVEN:

Já diz a Bíblia há mais de quatro mil anos: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele." Gênesis 2:18



Mário Lobato


Nenhum comentário:

Postar um comentário