Rótulos com advertências semelhantes aos encontrados em maços de cigarro podem assustar alguns pais e fazer com que evitem comprar para seus filhos bebidas adoçadas com açúcar. Este é o resultado de um estudo americano publicado na revista “Pediatrics”. De acordo com os achados, a probabilidade diminui independentemente do nível de educação dos pais.
No estudo, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia,
incluíram 2.381 pais com pelo menos um filho com idade entre seis e onze
anos. Os participantes foram divididos em seis grupos: um grupo de controle,
não exposto ao rótulo de advertência; o grupo de rótulo de calorias, exposto ao
rótulo que mostrava as calorias da bebida; e os quatro grupos de rótulo de
advertência, cada um deles tendo visto um dos quatro diferentes rótulos
advertindo sobre efeitos na saúde. Depois, os participantes deviam escolher uma
bebida para o filho.
Entre os pais expostos ao rótulo de advertência, 40 por cento
adquiriram a bebida açucarada. No grupo do rótulo das calorias, 53 por
cento, e no grupo de controle, 60 por cento. O texto específico do rótulo
de advertência não fez diferença. Setenta e cinco por cento dos participantes
disseram que estão de acordo com a introdução de tais rótulos nas bebidas
açucaradas.
Esses rótulos têm uma função importante e de influência ao educar os
pais quanto ao risco potencial relacionado ao consumo de bebidas adoçadas com
açúcar, e ajudam a motivá-los a comprar menos dessas bebidas, concluiu a autora
do estudo Christina Roberto. Portanto, é necessário também pesquisar se os pais
compensam a redução de calorias com outros alimentos adoçados com açúcar sem
rótulos de advertência.
Fonte: Pediatrics via Univadis
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