domingo, 27 de abril de 2014

Por que Não Assistir ao Filme "Noé"?


Após as muitas críticas dos islâmicos, judeus e cristãos, fui ao cinema para assistir e criticar o filme Noé, pois retrata um personagem bíblico. Tive um mal estar após ler a filmografia do Diretor Darren Aronofsky cujo principal trabalho foi pelo filme "Cisne Negro" em 2010, o qual acabou lhe rendendo um Oscar de melhor filme. Não foi neste filme que a personagem principal tinha uma relação homossexual "proibida"? 
Muito embora seja judeu de nascimento, Daren é ateu. Exatamente por este motivo, fiquei tentando imaginar como um ateu poderia retratar um personagem bíblico tão importante como Noé. Com este pensamento, fui ao cinema para tentar identificar, através de lentes espirituais, o enredo e a mensagem principal do filme. Resultado: Saí, não somente decepcionado, mas triste, "carregado", quase deprimido com tanta violência e maldade veiculada, principalmente, pela personagem de Russell Crowe. Antibíblico! Completamente antibíblico pode ser classificado este filme que "retrata"... a Bíblia!!
Não vou descrever absolutamente tudo do filme, mas vou tentar resumir as partes mais antibíblicas desta superprodução. 

Os Demônios:


No Filme, Os demônios (anjos caídos) são denominados "os guardiões" dos seres humanos. O filme começa com uma história esquisita de que os anjos caídos caíram por livre e espontânea vontade para ajudar os seres humanos que estavam sofrendo. Ao caírem na terra, eles (os anjos caídos) foram punidos por Deus e ficaram presos em corpos disformes de lama e pedra e numa terra árida, sem vida, lembrando mais ou menos um abismo. Chega a dar pena desses demônios que parecem injustiçados por Deus, pois desenvolvem boas ações e são amigos dos humanos. Um deles, com cara de coitadinho, aparece como a nova babá-demônio brincando com uma criança feliz. Eles ajudam a construir a Arca de Noé em apenas alguns anos e evitam, com muita violência, que muitos alcancem a arca. O anticlímax do filme, em termos bíblicos, foi o fato de que, na parte final, estes "anjos" pedem perdão a Deus, são perdoados e, imediatamente, retornam ao céu!!! Nessa hora, Deus parece completamente perdido e arrependido!!

Na Bíblia: Os demônios (anjos caídos) foram anjos que se rebelaram contra Deus, por livre e
espontânea vontade, tendo sido expulsos do céu após grande peleja. Eles preferiram seguir a Lúcifer à seguir a Deus. Estão aprisionados aqui na terra até o grande julgamento e sua destruição por ocasião do juízo final (Judas 1:6). Não são bonzinhos, muito pelo contrário, trabalham para seu mestre Satanás no intuito de levarem o máximo de pessoas possível à destruição. Não há relato bíblico de que eles tenham ajudado a Noé na construção da Arca. Ao contrário, há uma grande possibilidade de terem feito o inverso, uma vez que, na Bíblia, os residentes daquele local zombavam de Noé por causa da arca, talvez o atrapalhando na construção da embarcação, sob a força de Satanás e seus anjos caídos. Tais anjos jamais retornarão ao céu. Não há perdão àqueles que, deliberadamente, decidiram viver longe do Criador e que se esforçam, ao longo de seis mil anos, para afastar os homens de Deus. 

Noé:

No Filme: Noé, no início do filme, até que aparece demonstrando fé. Comunica-se com Deus através de oração e sonhos, com o prenúncio da destruição do mundo através de grande inundação. Contudo, a medida que o filme se desenvolve, percebemos um Noé violento, com sede de sangue, autoritário e até meio louco já para o final do filme, desobedecendo a uma suposta ordem direta de Deus para matar as suas netas gêmeas que foram concebidas, pasmem, de uma relação (fora do casamento ou de, ao menos, longe da bênção de Noé e de Deus) de seu filho Sem com uma moça marginalizada tomada para ser criada pela esposa de Noé. Este episódio passa uma sensação ao telespectador de que Deus exige de Seus filhos maldades absurdas e que, nem sempre, os homens devem obedecer aos "caprichos insanos" de Deus. Sua esposa vai em defesa de sua "nora" e se põe ofensivamente contra o chefe da família, ameaçando até abandoná-lo com sua loucura. Seus filhos, Cam e Sem, lutam contra o pai e tentam matá-lo. Um deles, Cam, até esconde um homem perverso na arca que maquina com ele a morte de seu pai. Noé mata. Mata muito!! O Noé do filme é mau. Muito mau!! Não deixa ninguém entrar na arca, mesmo quando ouve gritos de desespero do lado de fora durante as torrentes que enchiam a terra. Tanto sangue e crueldade me fez lembrar o filme "Gladiador" que o próprio Russel Crowe estrelou. No final do filme, Noé abençoa sua "descendência" mais nova, as gêmeas
bastardas, segurando na mão um objeto esquisito, à primeira vista parecido com uma pele de animal reluzente. É isso mesmo, é uma pele brilhante de animal ...talvez uma serpente...sim, uma serpente! Quando Noé está dando sua bênção final, aparece a serpente do Éden, a inconfundível serpente que induziu Eva ao pecado. A serpente que representa Satanás. Noé deu uma bênção satânica às filhas.

Na Bíblia: Não há relato de que Noé tenha sido violento ou tenha ficado louco. Muito pelo contrário. Ele pregou o arrependimento dos pecados do povo de sua época por cerca de cento e vinte anos e o que ele mais tentou foi que alguém aceitasse o convite, mediante arrependimento, para adentrar à arca para evitar a morte. A Bíblia não relata a história de que Sem tenha feito sexo pré-diluviano e sua parceira tenha concebido sem a bênção tão tradicional nos tempos de Noé. A Bíblia diz que Deus falava com Noé, através de uma relação estreita com ele. Não há relato bíblico de que Noé tenha se afastado de Deus antes do dilúvio e se aproximado de Satanás usando as suas bênçãos (satânicas) para suas netas, estas que, nessas circunstâncias, nem existiram.

Outras Situações:

Deus: No filme, parece um tirano. O diretor se esforça em passar a imagem de um Deus maldoso, vingativo e que, até, se arrepende de Suas "abusivas" ordens sem compaixão. A Bíblia diz que Deus é Amor (1Jo 4:16), rico em misericórdia (Ef 2:4), piedoso e justo (Sl 116:5). Deus não muda (Ml 3:6).

Matusalém: O Avô de Noé aparece no filme como um sábio que tem poderes mágicos, familiarizado com o ocultismo e feitiçaria. Cura a garota de Sem de uma suposta infertilidade. Dá uma droga a Noé que o permite ter uma "visão" da destruição do mundo pelas águas. Entrega a Noé uma semente edênica com poderes mágicos, a qual é plantada por Noé, gerando água, plantas e árvores em apenas alguns minutos, como num passe de mágica. Na bíblia, nada disso é verdade. Magia é abominação para Deus (Dt 18:10-11).

Teoria da Evolução: O filme traz uma sequência acelerada de vários "frames" que sugerem o evolucionismo como a teoria mais aceita, inclusive pela Bíblia. O teoria criacionista defende a descrição bíblica de que a criação do homem e dos animais foi pessoal, literal e individualizada para cada espécie, não tendo espaço para o surgimento aleatório das espécies Embora o filme tente conciliar as duas teorias, elas são completamente incompatíveis.

Há muitas coisas negativas neste filme que o tornam sem atração do ponto de vista bíblico. Muita ficção e violência e pouca descrição teológica. Talvez por isso os fortes protestos das três religiões monoteístas contra o anúncio de que o filme era "fiel" ao relato bíblico. Na verdade, o relato hollywoodiano da história de Noé é mais fiel à Cabala do que à Bíblia.
Mário Lobato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário