quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia 26 de Abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) é uma doença caracterizada pelo aumento da Pressão Arterial (PA) sustentada acima do nível considerado normal. A PA ótima é 120x80mmHg (12x8), sendo normal até 130x85mmHg (13x8,5). Pessoas com PA situadas entre 130x85mmHg (13x8,5) e 139x89mmHg (13,9x8,9) são consideradas PRÉ-HIPERTENSAS e aquelas com uma PA maior ou igual a 140x90mmHg (14x9) já são consideradas HIPERTENSAS.
Indivíduos com uma PA ótima (12x8) ou normal (até 13x8) costumam viver muito e gozam de boa saúde, apresentando baixa probabilidade de manifestar complicações cardiovasculares como Acidente Vascular Encefálico-AVE (Derrame), Infarto Agudo do Miocárdio (Ataque cardíaco) e Doença Renal Crônica. Os hipertensos costumam apresentar complicações cardiovasculares a médio e longo prazo, acarretando grande perda na qualidade de vida e redução na longevidade. Os pré-hipertensos tornar-se-ão hipertensos se não modificarem seus estilos de vida. Em resumo, podemos afirmar que aquelas pessoas que forem doze por oito (12x8) tendem a viver muito tempo e com boa qualidade de vida. Já os hipertensos vivem pouco tempo e com má qualidade de vida.

A Hipertensão Arterial Sistêmica é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares encefálicos, segundo a Organização Mundial da Saúde.  Silenciosa, a doença costuma não manifestar sintomas na maioria dos casos.
Se seu pai e sua mãe forem hipertensos, você tem 50% de chance de apresentar HAS. Se apenas um dos genitores for hipertenso, a chance de você ser “premiado” é de 30%. Mas mesmo quando o caso não é com os pais, mas com avôs, existe o risco. Vale ressaltar que, quanto mais risco tiver, mais você deverá ser esforçar para evitar ser um hipertenso no futuro, pois as chances de HAS aumentam com um estilo de vida desregrado.


COMO EVITAR a HAS e COMO CONTROLAR a PA:

Modificação do Estilo de Vida é a melhor recomendação. As últimas diretrizes brasileiras para controle de HAS recomendam perda de peso, aumento na ingestão de líquidos, redução no consumo de sal (adicionado ou composto), aumento na ingestão de frutas, legumes e verduras, oleaginosas (castanhas, nozes), redução do consumo de proteína animal e aumento no consumo de proteína vegetal (Soja).
A novidade nestas diretrizes é mais uma evidência de que as recomendações da profetisa Ellen White, um século atrás, são atemporais e foram inspiradas por Deus: As diretrizes recomendam que uma “sessão” de 15 minutos/dia de respiração lenta e profunda é benéfica e ajuda a reduzir a Pressão Arterial.
“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda respiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue...Uma boa respiração acalma os nervos...o que conduz a um sono profundo e refrigerante”. A Ciência do Bom Viver, pág. 272. Ellen G. White.
Hoje, a ciência sabe que os nervos (Sistema Nervoso) têm papel fundamental na gênese (causa/surgimento) da HAS, sendo que os principais medicamentos disponíveis para o tratamento da HAS atuam bloqueando a ação exagerada deste sistema. Descobriu, também, que o sono restaurador tem papel central na melhora da PA tanto dos hipertensos quanto dos não-hipertensos.
Nos últimos anos, a ciência vem descobrindo o valor das meditações e das orações como práticas essenciais para a saúde do indivíduo como um todo. Há trabalhos científicos que demonstram que orar e frequentar a igreja diminui a pressão arterial.
Muito embora o portador de Hipertensão Arterial Sistêmica deva seguir todas as recomendações médicas para manter um bom controle de PA, o melhor remédio para aliviar a PRESSÃO continua sendo Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Mateus 11:28.

EVITAR
PRATICAR
Sedentarismo
Exercícios Físicos moderados diariamente 30min
Obesidade e Sobrepeso
Ingestão adequada de água (2,5L/dia)
Bebida Alcoólica e Bebidas Cafeinadas
Consumo de Frutas, Verduras e Legumes
Tabagismo (Fumo)
Consumo de Proteínas Vegetais (Soja)
Consumo de Carne Vermelha
Consumo de Azeite de Oliva
Consumo de Frutos do Mar
Respiração Lenta e Profunda
Alimentos Industrializados/Frituras
Oração e Leitura da Bíblia*
Consumo de Açúcar de qualquer tipo
Participação ativa na igreja*
*Recomendações baseadas em metanálises internacionais e trabalhos nacionais recentemente publicados.

Mário Lobato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário