segunda-feira, 28 de abril de 2014

"...O Amor de Muitos Esfriará"

Prefeito de Verona anuncia multas para quem alimentar moradores de rua



O prefeito de Verona, Flavio Tosi, anunciou nesta quinta-feira (24) um medida polêmica para dar um fim à população de rua que habita o centro da cidade. A prefeitura pretende multar em €500 aqueles que forem flagrados alimentando os sem-teto de Verona. De acordo com o prefeito, o alto número de moradores de rua na praça central cria “um risco para a saúde pública”.
“Perto da Piazza Dante há um jardim para o qual a Ronda della Carità (organização italiana de caridade) enviava cestas básicas. Agora há mais de 20 mendigos vivendo no jardim e eles o tratam como seu próprio banheiro”, conta Tosi, membro do partido de direita Liga Norte. “A situação ficou incontrolável, e por isso introduzi essa proibição”.
De acordo com o prefeito, Verona conta com “inúmeros” abrigos, e aqueles que decidem viver na rua estão provocando “um desastre ambiental”.
Marco Tezza, presidente da Ronda della Carità, afirma que a lei e as multas surgiram “do nada”. “Nós não encorajamos os mendigos. Vamos aonde somos necessários. Se há problemas com a higiene e a ordem pública, a solução é aumentar o controle. Multar aqueles que oferecem comida não é a resposta”.
A medida não foi bem recebida por políticos da região. O presidente da província de Verona, Giovanni Miozzi, criticou a nova política, afirmando que, apesar da necessidade de manter a ordem pública, a prioridade da prefeitura deveria ser ajudar pessoas em situações difíceis.
“Essa lei tem uma única função durante o período eleitoral: lembrar os eleitores de Verona de que Flavio Tosi é o ‘xerife’”, afirmou Francesca Businarolo, parlamentar do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S).
Tosi, cujo partido tem uma política feroz contra os imigrantes na Itália, diz que a lei não tem fins eleitorais: “Esse decreto está de acordo com o espírito cristão, e durante a onda de frio do inverno nós também recebemos imigrantes ilegais”.
No ano passado, Roberto Calderoli, um membro veterano da Liga Norte comparou a ministra Cecile Kyenge a um orangotango. Apesar da polêmica causada por sua declaração, ele se recusou a abandonar sua função de vice-líder do Senado.
"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12
Fonte: Verdade Gospel

Palavra Deus Banida nos Filmes da Disney

A palavra “Deus” é banida de filmes da Disney

Preconceito localizado
A palavra “Deus” está proibida de ser dita em qualquer produção da Disney. A revelação foi feita pela dupla de compositores do hit “Let It Go”, música que faz parte da trilha da animação “Frozen - Uma Aventura Congelante” e que ganhou o Oscar de canção original neste ano. O casal Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez disse em entrevista à rede norte-americana NPR (National Public Radio) que “um dos poucos temas que são encarados com reserva na Disney são relacionados à religião, como a palavra ‘Deus’”. E completaram: “Você pode dizê-la dentro da empresa, mas não pode colocá-la nos filmes.” [...] (Último Segundo)

Nota: Curioso... A palavra “Deus” e conceitos religiosos não podem ser sequer pronunciados nas produções da Disney, em compensação:

Pocahontas – poca = espírito; hontas = do abismo, ou seja, “espírito saído do abismo”. No desenho, Pocahontas fala com um espírito na árvore. O caule da árvore fica com a forma do rosto de uma velha, que seria sua ancestral, falecida havia 400 anos. Árvores com sentimentos e capazes de falar são comuns na cultura celta, e são citadas em diversos ritos pagãos de feitiçaria. Esse tipo de religião pode?

Hércules – A certa altura da animação, o diabólico Hades diz: “E o único idiota que pode estragar tudo está perambulando por aí.” Nesse momento, aparece atrás dele uma labareda, com uma inscrição subliminar só perceptível com congelamento de cena: “Jesus”. Em contextos de blasfêmia, pode-se usar o nome de Jesus?

Moogly – A serpente diz ao menino que olhe em seus olhos, porque o levaria para o mais profundo abismo, de onde jamais sairia. É com cenas de hipnotismo que isso é mostrado nesse desenho infantil. Isso pode?

Robin Wood – O herói usa uma bola de cristal para invocar o príncipe das trevas e conjura com os dedos das mãos, fazendo sinais reconhecidos como sendo os mesmos da prática satanista para invocar demônios. Satanismo pode?

Cinderela – No desenho, o gato de Cinderela se chama Lúcifer. Tanto a madrasta malvada quanto a própria Cinderela aparecem chamando o gatinho de estimação da seguinte forma: “Vem, Lúcifer, vem para mim.” Esse nome pode ser usado nas produções?

Como se pode ver, há na Disney um preconceito localizado contra o Deus bíblico e a religião judaico-cristã. O resto vale.

FONTE: Criacionismo

"Instrui a criança nos caminhos do Senhor"

Lorena, filha de um casal grande amigo nosso, já sabe quem vai voltar em breve!!




Parabéns amigos! Deus deseja que ensinemos nossos filhos nas veredas do Senhor!


"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." Joel 2:28


PREPARE-SE!
JESUS ESTÁ VOLTANDO!

Obesidade: Um problema Mundial

Obesidade quadruplica em países em desenvolvimento, diz relatório



Quase um bilhão de pessoas que vivem em em países como Índia e Brasil estão acima do peso.

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã Bretanha.


De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, Índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso. O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta. O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.



Conheça alguns mitos e verdades sobre colesterol
10 / 19
Gorduras saturadas têm grande impacto sobre o aumento dos níveis de colesterol. VERDADE: "Nós absorvemos metade do colesterol que ingerimos na dieta. A absorção de gordura saturada tem efeito direto sobre as taxas de colesterol, e o consumo de gordura trans, além de aumentar este índice, ainda diminui os patamares do bom colesterol. Por isso, entendemos que estas duas gorduras são muito prejudiciais", diz a nutricionista Vanderli Marchiori. A colega Natana Martins completa dizendo que são gorduras inflamatórias e que comprovadamente aderem às paredes de vasos e artérias, aumentando os riscos de doenças coronarianas.



Obesidade globalizada

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam sobrepeso ou obesidade - que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.
A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como o Egito e México.
O relatório do ODI diz que a composição das dietas nestes países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.
Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente as crianças.
As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%.
O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo, de 7%, para 22%.
Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.
Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.


'Publicidade, influências da mídia'



Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos. "Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", adverte. Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.
O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.
O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.



FONTE: UOL Notícias de Saúde

domingo, 27 de abril de 2014

Por que Não Assistir ao Filme "Noé"?


Após as muitas críticas dos islâmicos, judeus e cristãos, fui ao cinema para assistir e criticar o filme Noé, pois retrata um personagem bíblico. Tive um mal estar após ler a filmografia do Diretor Darren Aronofsky cujo principal trabalho foi pelo filme "Cisne Negro" em 2010, o qual acabou lhe rendendo um Oscar de melhor filme. Não foi neste filme que a personagem principal tinha uma relação homossexual "proibida"? 
Muito embora seja judeu de nascimento, Daren é ateu. Exatamente por este motivo, fiquei tentando imaginar como um ateu poderia retratar um personagem bíblico tão importante como Noé. Com este pensamento, fui ao cinema para tentar identificar, através de lentes espirituais, o enredo e a mensagem principal do filme. Resultado: Saí, não somente decepcionado, mas triste, "carregado", quase deprimido com tanta violência e maldade veiculada, principalmente, pela personagem de Russell Crowe. Antibíblico! Completamente antibíblico pode ser classificado este filme que "retrata"... a Bíblia!!
Não vou descrever absolutamente tudo do filme, mas vou tentar resumir as partes mais antibíblicas desta superprodução. 

Os Demônios:


No Filme, Os demônios (anjos caídos) são denominados "os guardiões" dos seres humanos. O filme começa com uma história esquisita de que os anjos caídos caíram por livre e espontânea vontade para ajudar os seres humanos que estavam sofrendo. Ao caírem na terra, eles (os anjos caídos) foram punidos por Deus e ficaram presos em corpos disformes de lama e pedra e numa terra árida, sem vida, lembrando mais ou menos um abismo. Chega a dar pena desses demônios que parecem injustiçados por Deus, pois desenvolvem boas ações e são amigos dos humanos. Um deles, com cara de coitadinho, aparece como a nova babá-demônio brincando com uma criança feliz. Eles ajudam a construir a Arca de Noé em apenas alguns anos e evitam, com muita violência, que muitos alcancem a arca. O anticlímax do filme, em termos bíblicos, foi o fato de que, na parte final, estes "anjos" pedem perdão a Deus, são perdoados e, imediatamente, retornam ao céu!!! Nessa hora, Deus parece completamente perdido e arrependido!!

Na Bíblia: Os demônios (anjos caídos) foram anjos que se rebelaram contra Deus, por livre e
espontânea vontade, tendo sido expulsos do céu após grande peleja. Eles preferiram seguir a Lúcifer à seguir a Deus. Estão aprisionados aqui na terra até o grande julgamento e sua destruição por ocasião do juízo final (Judas 1:6). Não são bonzinhos, muito pelo contrário, trabalham para seu mestre Satanás no intuito de levarem o máximo de pessoas possível à destruição. Não há relato bíblico de que eles tenham ajudado a Noé na construção da Arca. Ao contrário, há uma grande possibilidade de terem feito o inverso, uma vez que, na Bíblia, os residentes daquele local zombavam de Noé por causa da arca, talvez o atrapalhando na construção da embarcação, sob a força de Satanás e seus anjos caídos. Tais anjos jamais retornarão ao céu. Não há perdão àqueles que, deliberadamente, decidiram viver longe do Criador e que se esforçam, ao longo de seis mil anos, para afastar os homens de Deus. 

Noé:

No Filme: Noé, no início do filme, até que aparece demonstrando fé. Comunica-se com Deus através de oração e sonhos, com o prenúncio da destruição do mundo através de grande inundação. Contudo, a medida que o filme se desenvolve, percebemos um Noé violento, com sede de sangue, autoritário e até meio louco já para o final do filme, desobedecendo a uma suposta ordem direta de Deus para matar as suas netas gêmeas que foram concebidas, pasmem, de uma relação (fora do casamento ou de, ao menos, longe da bênção de Noé e de Deus) de seu filho Sem com uma moça marginalizada tomada para ser criada pela esposa de Noé. Este episódio passa uma sensação ao telespectador de que Deus exige de Seus filhos maldades absurdas e que, nem sempre, os homens devem obedecer aos "caprichos insanos" de Deus. Sua esposa vai em defesa de sua "nora" e se põe ofensivamente contra o chefe da família, ameaçando até abandoná-lo com sua loucura. Seus filhos, Cam e Sem, lutam contra o pai e tentam matá-lo. Um deles, Cam, até esconde um homem perverso na arca que maquina com ele a morte de seu pai. Noé mata. Mata muito!! O Noé do filme é mau. Muito mau!! Não deixa ninguém entrar na arca, mesmo quando ouve gritos de desespero do lado de fora durante as torrentes que enchiam a terra. Tanto sangue e crueldade me fez lembrar o filme "Gladiador" que o próprio Russel Crowe estrelou. No final do filme, Noé abençoa sua "descendência" mais nova, as gêmeas
bastardas, segurando na mão um objeto esquisito, à primeira vista parecido com uma pele de animal reluzente. É isso mesmo, é uma pele brilhante de animal ...talvez uma serpente...sim, uma serpente! Quando Noé está dando sua bênção final, aparece a serpente do Éden, a inconfundível serpente que induziu Eva ao pecado. A serpente que representa Satanás. Noé deu uma bênção satânica às filhas.

Na Bíblia: Não há relato de que Noé tenha sido violento ou tenha ficado louco. Muito pelo contrário. Ele pregou o arrependimento dos pecados do povo de sua época por cerca de cento e vinte anos e o que ele mais tentou foi que alguém aceitasse o convite, mediante arrependimento, para adentrar à arca para evitar a morte. A Bíblia não relata a história de que Sem tenha feito sexo pré-diluviano e sua parceira tenha concebido sem a bênção tão tradicional nos tempos de Noé. A Bíblia diz que Deus falava com Noé, através de uma relação estreita com ele. Não há relato bíblico de que Noé tenha se afastado de Deus antes do dilúvio e se aproximado de Satanás usando as suas bênçãos (satânicas) para suas netas, estas que, nessas circunstâncias, nem existiram.

Outras Situações:

Deus: No filme, parece um tirano. O diretor se esforça em passar a imagem de um Deus maldoso, vingativo e que, até, se arrepende de Suas "abusivas" ordens sem compaixão. A Bíblia diz que Deus é Amor (1Jo 4:16), rico em misericórdia (Ef 2:4), piedoso e justo (Sl 116:5). Deus não muda (Ml 3:6).

Matusalém: O Avô de Noé aparece no filme como um sábio que tem poderes mágicos, familiarizado com o ocultismo e feitiçaria. Cura a garota de Sem de uma suposta infertilidade. Dá uma droga a Noé que o permite ter uma "visão" da destruição do mundo pelas águas. Entrega a Noé uma semente edênica com poderes mágicos, a qual é plantada por Noé, gerando água, plantas e árvores em apenas alguns minutos, como num passe de mágica. Na bíblia, nada disso é verdade. Magia é abominação para Deus (Dt 18:10-11).

Teoria da Evolução: O filme traz uma sequência acelerada de vários "frames" que sugerem o evolucionismo como a teoria mais aceita, inclusive pela Bíblia. O teoria criacionista defende a descrição bíblica de que a criação do homem e dos animais foi pessoal, literal e individualizada para cada espécie, não tendo espaço para o surgimento aleatório das espécies Embora o filme tente conciliar as duas teorias, elas são completamente incompatíveis.

Há muitas coisas negativas neste filme que o tornam sem atração do ponto de vista bíblico. Muita ficção e violência e pouca descrição teológica. Talvez por isso os fortes protestos das três religiões monoteístas contra o anúncio de que o filme era "fiel" ao relato bíblico. Na verdade, o relato hollywoodiano da história de Noé é mais fiel à Cabala do que à Bíblia.
Mário Lobato.


sábado, 26 de abril de 2014

Conheça um pouco acerca dos Rins


O Rim Normal

Cada rim tem a forma de um grande grão de feijão e as seguintes dimensões em um adulto: Altura: 10 a 13 cm Largura: 5 a 7 cm Profundidade: 2,5 a 3 cm Peso: 120 a 180 g Os rins estão envolvidos por uma fina membrana, a chamada cápsula renal. Ao redor deles existe a gordura perirrenal e, acima, estão localizadas as glândulas suprarrenais.

No hilo renal entram e saem uma série de estruturas: a artéria renal, a veia renal, o ureter, os nervos renais e os vasos linfáticos renais.

O sangue chega aos rins através das artérias renais. As artérias renais originam-se na artéria aorta abdominal. Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais. Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, ou seja, cerca de um quarto do sangue bombeado pelo coração. Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!


Funções

O balanço sadio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Embora sejam pequenos (cada rim tem o tamanho aproximado de 10 cm), nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.
Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:
- eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
- regulação da formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos;
- regulação da pressão sanguínea;
- controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

Eliminação de toxinas

De maneira muito parecida ao trabalho dos filtros, os rins trabalham para conservar o corpo livre de toxinas. O sangue entra nos rins através da artéria renal. Uma vez que o sangue chega aos rins, as toxinas são filtradas para a urina. O sangue limpo volta ao coração por uma veia renal.

Produção de glóbulos vermelhos e formação de ossos

A formação de ossos sadios e a produção dos glóbulos vermelhos no sangue necessitam da função normal de nossos rins. Em primeiro lugar afetam a formação dos ossos porque regularizam as concentrações de cálcio e de fósforo no sangue e produzem uma forma ativa da Vitamina D. Em segundo lugar os rins liberam o hormônio chamado de eritropoetina, que ajuda na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue e da medula óssea. A falta deste hormônio pode causar anemia.

Regulação de pressão sanguínea

A pressão alta sanguínea (hipertensão) pode ser a causa ou também o resultado de enfermidade renal. O controle da pressão arterial sanguínea também é uma função dos rins. Estes órgãos controlam as concentrações de sódio e a quantidade de líquido no corpo. Quando os rins falham e não cumprem com estas funções vitais, a pressão sanguínea pode se elevar e ocasionar inchaço (edema). Os rins também secretam uma substância que se chama renina. A renina estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sanguínea. Quando os rins não funcionam bem se produz renina em excesso e isto pode resultar em hipertensão. A hipertensão prolongada danifica os vasos sanguíneos, causando assim falha renal.

Controle do balanço químico e de líquido do corpo

Quando os rins não funcionam apropriadamente, as toxinas se acumulam no sangue. Isto resulta em uma condição muito séria conhecida como uremia. Os sintomas da uremia incluem: náuseas, debilidade, fadiga, desorientação, dispneia e edema nos braços e pernas. Há toxinas que se acumulam no sangue e que podem ser usadas para avaliar a gravidade do problema. As principais substâncias mais comumente usadas para este propósito se chamam ureia e creatinina. A enfermidade dos rins está associada frequentemente com níveis elevados de ureia e de creatinina.

FONTE: www.sbn.org.br

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Depressão versus Comunhão com Deus

Muitos estudos sobre a influência da oração e da espiritualidade na saúde já foram realizados. A pesquisa mais recente é da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Publicada em Dezembro do ano passado na revista científica JAMA Psychiatry, mostra como a anatomia cerebral pode indicar o risco de uma pessoa ter depressão. Essa membrana que reveste o cérebro é comprovadamente mais fina nas pessoas com maiores chances de ter a doença. O novo estudo da Columbia indica que as pessoas religiosas possuem uma tendência de possuir um córtex cerebral mais espesso. Assim sendo, elas teriam um risco menor de depressão.

Os dados compilados ainda não conseguem comprovar como a espiritualidade mais desenvolvida aumenta a espessura do córtex cerebral. Contudo, estudos anteriores mostraram que dentre as pessoas com predisposição genética à depressão, as que são religiosas correm um risco até 90% menor de passar por isso que as não religiosas.

Os pesquisadores selecionaram pessoas entre 18 e 54 anos, que foram acompanhadas durante cinco anos. Apenas uma parte delas tinha predisposição genética para a depressão. Durante a pesquisa, os cientistas fizeram entrevistas para determinar a importância da religião em suas vidas, bem como a frequência com que iam a templos ou igrejas. Os voluntários submeteram-se ainda a exames de ressonância magnética, fazendo um monitoramento de sua anatomia cerebral.


Entre as conclusões do estudo, os pesquisadores revelam que as pessoas que estavam mais envolvidas com questões espirituais, de fato possuíam um córtex mais espesso em algumas áreas do cérebro. A associação entre religiosidade e a espessura do córtex foi comprovada em todos os participantes, sendo mais forte naqueles que tinham um histórico de depressão na família. Com informações Health Day e Revista Veja.



Fonte: Gospel Prime

Maconha pra quê?

O uso contínuo e diário de maconha pode causar alterações na estrutura do cérebro parecidas com as da esquizofrenia. Em estudo com adolescentes, pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, relataram que as modificações cerebrais estão ligadas à perda de memória de curto prazo, o que compromete o desempenho escolar.

A pesquisa foi realizada com estudantes que fumavam diariamente durante três anos, entre os 16 e 17 anos, mais ou menos. As anormalidades cerebrais e problemas de memória foram constatadas dois anos após eles terem interrompido o consumo da droga, quando tinham cerca de vinte anos. O resultado aponta para os efeitos do uso crônico a longo prazo.
De acordo com os cientistas, as estruturas relacionadas com a memória pareciam encolher nos usuários, possivelmente refletindo uma diminuição nos neurônios. O estudo também mostra que as anormalidades cerebrais ligadas à maconha possuíam relação com o baixo desempenho da memória de curto prazo, o mesmo problema observado no cérebro de esquizofrênicos.
Nos últimos dez anos, os cientistas da Northwestern, em conjunto com outras instituições, têm apontado que mudanças na estrutura do cérebro podem alterar a forma como ele funciona.
Estudos anteriores já haviam avaliado os efeitos da maconha sobre o córtex, mas poucos haviam comparado diretamente o cérebro de usuários crônicos ao de esquizofrênicos. Esta é a primeira pesquisa a segmentar as regiões da área cinzenta subcortical afetadas por usuários e também é a única a ligar a área com a capacidade de processar informações do momento e, se necessário, transferi-las para a memória de longo prazo.
Publicado nesta segunda-feira (16) na revista “Schizophrenia Bulletin“, o estudo analisou apenas um ponto no tempo e os cientistas afirmam que será preciso um estudo longitudinal para mostrar definitivamente se a maconha é responsável pelas alterações cerebrais e perda de memória.
Cerca de 97 pessoas participaram do estudo, incluindo usuários de maconha saudáveis ou com esquizofrenia e não usuários saudáveis ou com esquizofrenia. Os que usaram maconha não fizeram uso crônico de qualquer outra droga.
Maconha e esquizofrenia

Dos 15 usuários esquizofrênicos no estudo, 90% começaram a usar a droga intensamente antes de desenvolverem o transtorno mental. O uso crônico da maconha já havia sido relacionado com o desenvolvimento de esquizofrenia em pesquisas anteriores.
Tanto os fumantes crônicos saudáveis quanto os com esquizofrenia tinham alterações cerebrais relacionadas com a droga. No entanto, os indivíduos com transtorno mental apresentaram maior deterioração no tálamo, uma estrutura tida como o centro de comunicação do cérebro e fundamental para a aprendizagem, a memória e as comunicações entre as regiões cerebrais.
“O uso crônico de maconha pode aumentar o processo de doença subjacente associada com a esquizofrenia”, analisou o autor do estudo, John Csernansky. “Se alguém tem um histórico familiar de esquizofrenia, ele pode estar aumentando seu risco de desenvolver o transtorno fazendo uso crônico da droga”.
Fonte: O Globo

Quem vive mais: Os Carnívoros ou Os Vegetarianos?


Esquimós fazendo uma "saborosa" refeição

Há muito tempo há discussões a respeito. Inúmeros debates, com algumas "vantagens" para ambos os lados, têm sido travados ao longo da história. Contudo, quando se fala em longevidade e qualidade de vida, há uma clara e pesada pendência para o lado vegetariano.
O Dr. Ralph Bircher comparou dois povos, OS ESQUIMÓS E OS HUNSA, cujas alimentações são completamente distintas, provando que estas têm influência sobre a qualidade e expectativa de vida. Vejamos os resultados de suas observações.


"Mais de 90 % da alimentação destes esquimós consiste em carne, quase sempre crua. A alimentação é muito natural, mas não corresponde às condições humanas. Não dá lugar a insuficiências consideráveis de vitaminas ou sais minerais, mas dá lugar à ingestão diária de 299 g de albumina animal, em lugar de 60 g, 169 de gordura em lugar de 50 a 80 g e só 122 g de hidrocarbonatos, em lugar de 400 a 500 g. Estes homens parecem sãos, ativos, alegres, amantes do trabalho e inteligentes, quando muito jovens; mas, quando chegam aos trinta e cinco anos perderam a sua juventude, a sua energia e a sua capacidade e mostram-se cansados, entorpecidos e gravemente arterioscleróticos. A duração média da vida destes homens é só de vinte e sete anos e meio. Compare-se tudo isto com a juventude, o aspecto, a capacidade e a atividade dos hunsas, de idade muito avançada. Isto demonstra, pois, que a alimentação hunsa, crua e vegetal, de cereais integrais com suficiente acréscimo de verduras, é própria para as características naturais do organismo humano, e não o é, pelo contrário, a alimentação dos esquimós."

Deus, em Sua valorosa palavra Bíblica, já nos respondeu àquela pergunta de início: "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." Gênesis 1:29.


Mário Lobato.


VIVA MAIS.

VIVA BEM.

VIVA COM SAÚDE!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Impossível Você Pode!

O que você faz para vencer uma dificuldade? Quantas vezes você já enfrentou grandes desafios, achando que não teria forças para resistir? Certamente, muitas dessas barreiras eram temporárias. O que você faria diante dos problemas que se colocam de forma definitiva diante de você?

Todos nós sofremos em algum campo, seja físico, mental ou espiritual. Na maioria das vezes, quando o campo físico não vai bem, o mental ou o espiritual também sofrem. O lado espiritual, quando doente, enfraquece os outros dois campos. Isto ocorre porque nossa saúde é integral, holística e interdependente. A própria definição moderna de sáude diz isso. Mas, como explicar a força e a fé de alguém como Nick Vujicic?

Nick é um australiano que mora nos EUA, cujo defeito físico chama atenção. Nasceu sem braços e sem pernas. Mas talvez o que chame mais atenção seja a maneira com que ele encara sua deficiência. Muito embora ele tenha passado por uma fase difícil na sua vida durante a infância, especialmente aos oito (8) anos de idade quando tentou suicídio, suas atitudes "desmentem" o problema. Mostra independência em suas ações, o que torna quase tudo possível, ou melhor, quase nada impossível para ele.

Seu segredo? Apoio incansável dos pais, estudo da Bíblia e sede pelo conhecimento do Mestre Jesus.

Mesmo com sua grande limitação, este homem de fé conseguiu levar a palavra de Deus para mais de cem mil (100.000) pessoas. Mesmo sem possuir os pés, Nick guarda um par de sapatos no armário para o caso de Deus operar um milagre de presenteá-lo com belos pés ainda nesta vida. Mas, se assim não o fizer, ele se agarra na promessa bíblica de que todo joelho se dobrará (Rm 14:11) para adorar o Senhor e esse, segundo Nick, é o seu maior sonho.

Recentemente, mais uma barreira foi ultrapassada por Nick. Pouco tempo depois do seu casamento, Nick "segura em seus braços" seu lindo filho cujos membros são perfeitos!

Mário Lobato.







Conheça o Aparelho Urinário Humano

O trato urinário normalmente é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, conforme demonstra a figura.
Os rins (normalmente dois) estão localizados na porção posterior do abdome e suas extremidades superiores estão localizadas na altura dos arcos costais mais inferiores (10ª a 12ª costelas torácicas).
O rim direito quase sempre é menor e está situado um pouco abaixo do rim esquerdo. Os rins se movimentam (para baixo e para cima) de acordo com a respiração da pessoa.
FONTE: SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia)

O Que é Nefrologia?



Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia). Confira a relação dos médicos nefrologistas portadores do título de especialista no Brasil.
Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar:
• prevenção de doenças renais;
• diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
• diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
• diagnóstico e tratamento de nefrites;
• diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
• diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
• diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
• diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
• hemodiálise;
• diálise peritoneal;
• transplante renal.
Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.

FONTE: SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia).

Dia 26 de Abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) é uma doença caracterizada pelo aumento da Pressão Arterial (PA) sustentada acima do nível considerado normal. A PA ótima é 120x80mmHg (12x8), sendo normal até 130x85mmHg (13x8,5). Pessoas com PA situadas entre 130x85mmHg (13x8,5) e 139x89mmHg (13,9x8,9) são consideradas PRÉ-HIPERTENSAS e aquelas com uma PA maior ou igual a 140x90mmHg (14x9) já são consideradas HIPERTENSAS.
Indivíduos com uma PA ótima (12x8) ou normal (até 13x8) costumam viver muito e gozam de boa saúde, apresentando baixa probabilidade de manifestar complicações cardiovasculares como Acidente Vascular Encefálico-AVE (Derrame), Infarto Agudo do Miocárdio (Ataque cardíaco) e Doença Renal Crônica. Os hipertensos costumam apresentar complicações cardiovasculares a médio e longo prazo, acarretando grande perda na qualidade de vida e redução na longevidade. Os pré-hipertensos tornar-se-ão hipertensos se não modificarem seus estilos de vida. Em resumo, podemos afirmar que aquelas pessoas que forem doze por oito (12x8) tendem a viver muito tempo e com boa qualidade de vida. Já os hipertensos vivem pouco tempo e com má qualidade de vida.

A Hipertensão Arterial Sistêmica é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares encefálicos, segundo a Organização Mundial da Saúde.  Silenciosa, a doença costuma não manifestar sintomas na maioria dos casos.
Se seu pai e sua mãe forem hipertensos, você tem 50% de chance de apresentar HAS. Se apenas um dos genitores for hipertenso, a chance de você ser “premiado” é de 30%. Mas mesmo quando o caso não é com os pais, mas com avôs, existe o risco. Vale ressaltar que, quanto mais risco tiver, mais você deverá ser esforçar para evitar ser um hipertenso no futuro, pois as chances de HAS aumentam com um estilo de vida desregrado.


COMO EVITAR a HAS e COMO CONTROLAR a PA:

Modificação do Estilo de Vida é a melhor recomendação. As últimas diretrizes brasileiras para controle de HAS recomendam perda de peso, aumento na ingestão de líquidos, redução no consumo de sal (adicionado ou composto), aumento na ingestão de frutas, legumes e verduras, oleaginosas (castanhas, nozes), redução do consumo de proteína animal e aumento no consumo de proteína vegetal (Soja).
A novidade nestas diretrizes é mais uma evidência de que as recomendações da profetisa Ellen White, um século atrás, são atemporais e foram inspiradas por Deus: As diretrizes recomendam que uma “sessão” de 15 minutos/dia de respiração lenta e profunda é benéfica e ajuda a reduzir a Pressão Arterial.
“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda respiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue...Uma boa respiração acalma os nervos...o que conduz a um sono profundo e refrigerante”. A Ciência do Bom Viver, pág. 272. Ellen G. White.
Hoje, a ciência sabe que os nervos (Sistema Nervoso) têm papel fundamental na gênese (causa/surgimento) da HAS, sendo que os principais medicamentos disponíveis para o tratamento da HAS atuam bloqueando a ação exagerada deste sistema. Descobriu, também, que o sono restaurador tem papel central na melhora da PA tanto dos hipertensos quanto dos não-hipertensos.
Nos últimos anos, a ciência vem descobrindo o valor das meditações e das orações como práticas essenciais para a saúde do indivíduo como um todo. Há trabalhos científicos que demonstram que orar e frequentar a igreja diminui a pressão arterial.
Muito embora o portador de Hipertensão Arterial Sistêmica deva seguir todas as recomendações médicas para manter um bom controle de PA, o melhor remédio para aliviar a PRESSÃO continua sendo Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Mateus 11:28.

EVITAR
PRATICAR
Sedentarismo
Exercícios Físicos moderados diariamente 30min
Obesidade e Sobrepeso
Ingestão adequada de água (2,5L/dia)
Bebida Alcoólica e Bebidas Cafeinadas
Consumo de Frutas, Verduras e Legumes
Tabagismo (Fumo)
Consumo de Proteínas Vegetais (Soja)
Consumo de Carne Vermelha
Consumo de Azeite de Oliva
Consumo de Frutos do Mar
Respiração Lenta e Profunda
Alimentos Industrializados/Frituras
Oração e Leitura da Bíblia*
Consumo de Açúcar de qualquer tipo
Participação ativa na igreja*
*Recomendações baseadas em metanálises internacionais e trabalhos nacionais recentemente publicados.

Mário Lobato.


Você já dosou a sua Creatinina?


Creatinina é um exame laboratorial dosado no sangue, importante para quantificar, de forma estimada, a função dos rins. O valor normal varia com a idade, a massa muscular, o peso, o gênero e a raça, podendo ser também medida através da urina de 24 horas (Clearance de Creatinina). De acordo com o resultado da creatinina, faz-se um cálculo estimado da função renal, sendo que todo aquele que apresentar um valor de Clearance de Creatinina < 60ml/min/1,73m² SC é considerado portador de doença renal crônica (DRC), antigamente conhecida por insuficiência renal crônica. Na prática, quanto maior for o resultado da creatinina no sangue, pior é a função dos rins.

Todo ano, o número de pessoas com alguma disfunção (alteração) no funcionamento renal aumenta. Em 2002 eram 48.806 pacientes em tratamento dialítico no Brasil. Em 2012, este número dobrou: foram cerca de 97 mil pacientes submetidos à diálise no Brasil. Estima-se que em 2018 mais de 150 mil pacientes estejam dependentes do tratamento de diálise. O problema não para por aí. Mais de 10 milhões de pessoas, que não se submetem à diálise, apresentam alguma disfunção renal. Se formos somar este grupo às pessoas que estão na faixa de risco relativo para a DRC (os diabéticos, os hipertensos, os obesos, os idosos e os parentes de pessoas portadoras de doença renal), hipoteticamente chegamos a um número alarmante de cerca de 35 milhões de pessoas com sérios riscos de ingressarem na diálise.

Diversos são os problemas de saúde que afetam o funcionamento dos rins, culminando na perda progressiva parcial ou completa da função renal. Entre as principais estão o Diabetes mellitus e a Hipertensão Arterial que, juntas, levam até 70% dos pacientes para o tratamento renal substitutivo (Hemodiálise, Diálise Peritoneal ou Transplante Renal). Outras doenças que predispõem ao aparecimento de doença renal crônica são o Lupus Eritematoso Sistêmico, Doença Renal Policística, Cálculos Renais frequentes, Infecção do Trato Urinário recorrente e uso indiscriminado de medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não hormonais, como Diclofenaco, Nimesulida e Cetoprofeno.

Sinais e Sintomas de Disfunção Renal
Alteração na cor da urina
Dor ou ardor na urina
Passar a urinar toda hora
Inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos
Urinar mais de 1x à noite e Dor lombar
Náuseas e vômitos frequentes pela manhã
Pressão sanguínea elevada
Anemia (palidez anormal)
Fraqueza e desânimo constante

Diante de tanta facilidade para o homem adoecer em um mundo caído, a prevenção ainda é o melhor remédio.


Mário Lobato.
Médico Nefrologista Especialista 
em Hipertensão Arterial Sistêmica