A campanha Novembro Azul, realizada para conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata, sexto tipo mais comum no Brasil e o segundo mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de pele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), contribuiu para que houvesse um aumento em 101% na procura pelos exames preventivos no Ambulatório Médico de especialidades (AME), comparado ao número registrado em 2014, saltando de 62 para 125 pacientes em 2015.
Campanhas como essa possibilitam
um maior conhecimento da população masculina sobre os ricos de não se cuidar. O
AME realiza trabalhos como o programa “Filho que AMA leva o pai ao AME”,
instituído pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, incentivando que
filhos de homens acima dos 50 anos de idade realizem, gratuitamente, o exame
preventivo, sem necessidade de encaminhamento médico, desde que o agendamento
seja feito pelo próprio paciente.
Ainda de acordo com dados do
Inca, três quartos dos casos acontecem em homens acima dos 60 anos de idade.
Geralmente, os sintomas do câncer de próstata só surgem no estado avançado do
tumor. Se já houver histórico familiar, as chances aumentam em 50%.
FONTE: UNIVADIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário